Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Governo se recusa a chamar 18 mil concursados da Susam e Seduc, diz deputado

A terceirização de profissionais incomoda os aprovados.

Por Hugo Guimarães

16/07/2015 às 14:58 - Atualizado em 20/07/2015 às 22:00

O Governo do Estado se recusa a chamar os quase 18 mil profissionais aprovados nos concursos das Secretarias de Estado da Saúde (Susam) e da Educação (Seduc). Esta é a opinião do deputado estadual Luiz Castro (PPS).

PUBLICIDADE

O parlamentar denunciou que o Governo prefere a terceirização dos profissionais da saúde a convocar os cerca de 11 mil aprovados no certame, realizado no ano passado. Luiz Castro lembrou do ‘grande buraco’ de servidores da área nas unidades do interior do Estado.

Para ele, trata-se de um contrassenso o Governo promover um concurso público, não chamar os aprovados e permitir a terceirização de diversos serviços que absorvem profissionais da área finalística, contrariando inclusive os dispositivos legais vigentes no país.

“O marco legal define a vedação da terceirização de atividades fins para empresas privadas. Não me refiro às cooperativas médicas de urgência e emergência, mas principalmente às empresas privadas que estão atuando em seguimentos estratégicos do setor de saúde do nosso Estado e atrapalhando a convocação dos concursados”, afirmou.

Professores concursados perdem para recontratados
A educação também perde com a incongruência governamental, conforme Luiz Castro. Na Seduc, os contratos temporários são renovados a cada ano, impedindo a convocação dos aproximadamente sete mil aprovados no concurso.

PUBLICIDADE

Segundo Castro, há informações que, no ano passado, em diversas escolas estaduais, foram preenchidas de forma fictícia notas de física e de química para aulas que nunca foram dadas. “Como fica a situação de um aluno que conclui o ensino médio e não teve as aulas necessárias e disciplinas que são essenciais, tanto para a formação deles quanto para obtenção de boas notas no Enem ou em qualquer outro processo seletivo?”, questionou.

MP deve agir
O parlamentar lembrou ter entrado com uma representação junto ao Ministério Público do Estado (MP-AM), em conjunto com os deputados Alessandra Campelo e José Ricardo. Eles solicitaram ao órgão mais rigor nas apurações do caso dos aprovados na Seduc.

Luiz Castro exemplificou os problemas que persistem no interior do Estado. “Nos municípios, há um desnecessário deslocamento de professores sem formação adequada para lecionar química, física e matemática quando há professores concursados nestas disciplinas. Mais uma vez, os profissionais aprovados perdem para a renovação dos contratos temporários”, finalizou.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Manaus

Cachorro idoso desaparece e família faz apelo emocionante para encontrá-lo em Manaus

Dom sumiu no Conjunto Castelo Branco e preocupa os tutores por precisar de acompanhamento médico.

há 14 minutos

Esporte

Comentarista da Globo é alvo de críticas após comentário sobre Neymar na Copa

Ana Thaís Matos recebeu uma onda de ataques nas redes sociais após criticar a postura de Neymar durante a eliminação do Brasil para a Noruega.

há 28 minutos

Polícia

“Ele obrigava as alunas a gravarem vídeos de sexo” diz polícia após prisão de professor de jiu jitsu em Manaus

Suspeito foi capturado após investigação da Depca; acusado é apontado por assédio, importunação sexual, estupro e estupro de vulnerável.

há 44 minutos

Esporte

Cristiano Ronaldo provoca jornalista brasileiro e gera clima tenso em coletiva

Astro português afirmou que o repórter Marcelo Bechler “não gosta” dele durante entrevista antes do duelo entre Portugal e Espanha pela Copa do Mundo.

há 1 hora

Brasil

Derrota do Brasil na Copa termina da pior forma entre torcedores: “Tudo foi gravado'”

O flagra em público foi compartilhado por milhares de pessoas na internet.

há 1 hora