Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

TCE-AM mantém condenação da prefeita de Nhamundá

Marina Pandolfo teve recurso negado por irregularidades em licitação pública.

Por Jhon Lobato

24/09/2024 às 09:28

Notícias do Amazonas – O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) decidiu negar o recurso apresentado pela defesa da prefeita de Nhamundá, Raimunda Marina Brito Pandolfo, e confirmou a condenação relacionada a irregularidades na realização do pregão presencial nº 18/2012 e na ata de preços nº 015/2022. A decisão se baseou em evidências que apontaram falhas significativas no processo licitatório, que comprometeram a livre concorrência e a isonomia entre os participantes.

PUBLICIDADE

A corte considerou que a representação, que incluiu um pedido de medida cautelar em favor da prefeitura, foi procedente. A análise revelou que a prefeitura não estabeleceu um vínculo permanente com a empresa vencedora do pregão, além de não ter regularizado o registro necessário junto ao órgão competente. Essas irregularidades foram consideradas graves, pois prejudicaram a transparência e a equidade do processo licitatório.

Durante o julgamento, tanto Marina Pandolfo quanto Romilson Freitas de Figueiredo, sócio da empresa RF Comércio de Materiais de Construção Eireli, foram considerados “reveles”, uma vez que não se manifestaram sobre as acusações após serem notificados pelo TCE-AM. A ausência de defesa efetiva dos réus levou à manutenção das sanções impostas, evidenciando a falta de resposta a um processo que demandava esclarecimentos e justificativas.

Como resultado, a prefeita Marina Pandolfo foi condenada a pagar uma multa de R$ 13.000, que deve ser quitada em um prazo de 30 dias. A corte alertou que, caso a primeira notificação não seja atendida, uma nova comunicação poderá ser emitida. Essa decisão reforça a responsabilidade dos gestores públicos em assegurar a conformidade com as normas licitatórias e a transparência nas contratações realizadas pela administração municipal.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Amazonas

Primeira-dama Thaisa Cidade acompanha ações do Governo Presente em Itacoatiara

Ação do Governo do Amazonas realizou consultas especializadas, entregou benefícios sociais e ampliou o acesso a políticas públicas para pessoas com deficiência.

há 38 minutos

Polícia

Homem é assassinado a tiros no bairro Betânia em Manaus

Polícia investiga autoria e motivação do homicídio.

há 51 minutos

Mundo

Fumaça de incêndios no Canadá ameaça final da Copa do Mundo de 2026 entre Argentina e Espanha

Qualidade do ar ficou em nível “muito insalubre” na região de Nova York e Nova Jersey, mas previsão indica melhora antes da decisão no MetLife Stadium.

há 1 hora

Brasil

Jair Bolsonaro tem visitas suspensas por 30 dias após decisão de Alexandre de Moraes

Ministro do STF endureceu medidas cautelares, proibiu visitas políticas até o fim das eleições de 2026.

há 2 horas

Política

Marcelo Ramos bate de frente com Braga e jura lutar por candidatura ao Senado

Ex-deputado afirma que sua candidatura é coletiva e diz que não pode desistir da disputa.

há 2 horas