A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Eleições 2024

Real Big Data: Décima primeira pesquisa confirma Roberto Cidade no 2º turno das Eleições

O líder da coligação “Manaus Merece Mais” recebeu 22% da preferência do eleitorado manauara no cenário estimulado (pesquisador apresenta o postulante ao eleitor).

Por Hugo Guimarães

24/09/2024 às 16:31

Foto: Divulgação

Notícias de Manaus – Nesta segunda-feira (23/09), o Instituto Real Time Big Data divulgou estudo eleitoral contratado pela TV Record, consolidando o candidato a prefeito de Manaus pelo União Brasil, Roberto Cidade, na segunda colocação e próximo de assegurar vaga no 2º turno das Eleições 2024.

O líder da coligação “Manaus Merece Mais” recebeu 22% da preferência do eleitorado manauara no cenário estimulado (pesquisador apresenta o postulante ao eleitor). Esta é a 11ª pesquisa consecutiva que aponta Cidade no segundo lugar na corrida eleitoral.

PUBLICIDADE

Com a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou menos, o deputado estadual varia positivamente para 25%, se aproximando cada vez mais de David Almeida (32% obtidos na pesquisa), que num cenário negativo cai para 29%. Ou seja, Cidade encurta a distância para o prefeito em apenas quatro pontos, brigando diretamente com o gestor pela cadeira de prefeito de Manaus.

A décima primeira pesquisa confirma também que Cidade é o candidato que mais cresceu na pré-campanha e campanha 2024. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) saltou dos 17% registrados na pesquisa divulgada em agosto de 2024 (AM–04242/2024) pelo Real Big Data para 22% (setembro), ultrapassando o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) que era o segundo colocado isolado com 23%. Hoje, Amom tem 16%.

Em comparação com a pesquisa divulgada em maio pelo Real Big Data (AM-07648/2024), Cidade somava apenas 12% na quarta colocação, atrás 13 pontos percentuais de Amom que liderava naquela sondagem 25%.

Pesquisa espontânea

Conforme a amostragem, Roberto Cidade obteve 15% das intenções de voto, e o atual gestor municipal somou 20%. Ao considerar a margem de erro de 3% para mais ou para menos, Cidade salta para 19%, podendo ultrapassar David Almeida se o prefeito variar para 17%. Portanto, ambos estão empatados tecnicamente, disse o Real Big Data.

PUBLICIDADE

Foto: Divulgação

Levando em consideração a pesquisa divulgada pelo instituto no dia 1º de agosto de 2024, Cidade cresceu 9 pontos percentuais em pouco mais de 40 dias, saindo da terceira posição para a segunda. O líder da coligação “Manaus Merece Mais” subiu de 6% para 15%.

Já na pesquisa divulgada no dia 27 de maio deste ano, Cidade aparecia na quarta posição com apenas 2% das intenções de votos no cenário espontâneo. Ou seja, um crescimento de 13 pontos percentuais entre maio e setembro de 2024.

Esta é a 11ª pesquisa consecutiva, de dez institutos diferentes, que aponta Roberto Cidade em segundo lugar isolado e com maior chance de uma vaga no segundo turno das Eleições 2024.

Dados

O levantamento foi realizado com 1.000 eleitores, entre os dias 20 e 21 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número AM–01611/2024 e tem um nível de confiança de 95%.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Esporte

Cherki faz declaração polêmica após derrota da França em amistoso: “Esmagar todos na Copa”

Meia-atacante francês marcou o único gol da equipe e afirmou que objetivo no Mundial é “esmagar todo mundo”..

há 8 minutos

Festival de Parintins

Canto da Mata abre Festa dos Visitantes 2026, que terá shows de Leonardo e Filho do Piseiro

Evento que antecede o Festival de Parintins acontece no dia 25 de junho e contará com troca de alimentos por ingressos para acesso ao Bumbódromo.

há 18 minutos

Manaus

Carro capota após colisão na avenida Djalma Batista em Manaus

Acidente ocorreu em uma das vias mais movimentadas da capital na manhã desta sexta-feira (5); causas ainda são apuradas.

há 43 minutos

Mundo

Marco Rubio anuncia sanções contra Cuba e critica regimes marxistas na América Latina

Secretário de Estado dos Estados Unidos afirmou que o governo Trump pretende ampliar a pressão sobre o governo cubano e redes consideradas aliadas na região.

há 48 minutos

Brasil

Servidora desaparecida é encontrada morta em cova rasa no Ceará

Maria Itelvina Monteiro de Arruda, conhecida como “Mocinha”, estava desaparecida desde terça-feira e foi localizada em uma área de mata em Camocim.

há 1 hora