Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mandados cumpridos pela PF em Manaus fazem parte de investigação sobre fraudes no Acre

A investigação identificou conluio entre grupo de empresários e servidores públicos estaduais.

Por Natan AMPOST

01/10/2024 às 13:15 - Atualizado em 02/10/2024 às 08:54

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 1/10, a Operação Ghost Mask, que visa apurar fraude em processo licitatório para a compra de 500 mil máscaras cirúrgicas descartáveis destinadas ao combate à COVID-19, no âmbito da Secretária de Estado de Saúde do Acre (SESACRE). Os seis mandados judiciais, expedidos pela 3ª Vara Federal Cível e Criminal da Justiça Federal, restaram cumpridos nas capitais Rio Branco/AC, Manaus/AM e São Paulo/SP.

PUBLICIDADE

A investigação identificou conluio entre grupo de empresários e servidores públicos estaduais, os quais, por meio da combinação de preços, teriam direcionado ilegalmente a licitação para a empresa vencedora do certame.

Ainda, a investigação revelou que os investigados realizaram operações com a finalidade de dissimular a origem ilícita dos valores obtidos com a licitação viciada, incidindo também em crime de lavagem de dinheiro.

Contudo, além da fraude ao caráter competitivo da licitação e da lavagem de dinheiro, há suspeitas de que a maior parte das 500 mil máscaras adquiridas e pagas acabou não sendo entregue ao Estado do Acre. Nessa hipótese, o prejuízo aos cofres públicos ultrapassaria a cifra, em valores atuais, de R$ 2 milhões.

Os investigados poderão responder judicialmente pelos crimes de falsidade ideológica, fraudes em licitação e lavagem de dinheiro.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Manaus

Motociclista morre após grave acidente de trânsito na Zona Sul de Manaus

Vítima chegou a ser socorrida e encaminhada ao SPA da Zona Sul, mas não resistiu aos ferimentos.

há 30 minutos

Eleições 2026

David Almeida deixa vaga ao Senado em aberto e diz que articulação ficará com Renato Júnior

Candidato ao Governo do Amazonas afirmou que definição da chapa majoritária ainda está em negociação e destacou a saúde pública como prioridade da campanha.

há 1 hora

Polícia

Suspeito de estrangular ex-esposa até a morte em Manaus estava escondido na casa de “ficante”

Paulo da Silva Tavares asfixiou Larissa Araújo até a morte; mulher que o abrigava no Morro da Liberdade responderá por favorecimento pessoal.

há 1 hora

Brasil

Ifood começa a vender pizza parcelada no cartão devido a dificuldade financeira que enfrenta o Brasil

Nova modalidade permite dividir compras de restaurantes no cartão de crédito, mas especialistas alertam para o impacto dos juros e do endividamento.

há 1 hora

Manaus

MPAM abre investigação sobre vazamento de estireno em indústria de Manaus

Ministério Público cobra informações de órgãos ambientais para apurar impactos à saúde e ao meio ambiente após incidente na Videolar-Innova.

há 2 horas