A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Religioso é canonizado pelo Papa Francisco por milagre realizado na Amazônia

Durante missa em Roma, pontífice proclamou 14 novos santos, incluindo o italiano José Allamano, reconhecido por milagre na comunidade Yanomami.

Por Jhon Lobato

21/10/2024 às 14:25

O papa Francisco canonizou, no domingo (20), 14 novos santos na Praça de São Pedro, destacando entre eles o italiano José Allamano, fundador da congregação dos Missionários da Consolata. A canonização de Allamano foi baseada em um milagre ocorrido na Amazônia, onde um indígena Yanomami, Sorino, foi gravemente ferido por uma onça em 1996.

PUBLICIDADE

O ataque aconteceu no estado de Roraima, enquanto Sorino caçava na floresta. Ele sofreu ferimentos severos na cabeça, com parte do couro cabeludo arrancado. Socorrido pelas missionárias da Consolata, Sorino foi levado ao Hospital de Boa Vista, onde sua recuperação foi atribuída à intercessão de Allamano.

Após meses de tratamento, Sorino se recuperou totalmente e hoje vive sem sequelas em sua comunidade. Allamano, nascido em 1851, incentivou missões no Brasil e na África, embora nunca tenha deixado a Itália. Ele foi beatificado em 1990 pelo papa João Paulo II.

A missionária Felicita Muthoni foi a primeira a prestar socorro a Sorino. Apesar da hesitação dos líderes Yanomami em levá-lo ao hospital, ela conseguiu convencê-los de que ele tinha chances de sobreviver, enquanto rezava pela ajuda de Allamano.

O neurocirurgião Mario Santacruz, que operou Sorino, afirmou que a recuperação do indígena foi surpreendente e sem explicação científica. Ele observou que, considerando a gravidade dos ferimentos, Sorino deveria ter sofrido sérias consequências, mas não apresentou sequelas.

PUBLICIDADE

As missões dos Missionários da Consolata na Amazônia, iniciadas na década de 1960, têm se concentrado no diálogo e na valorização da cultura indígena. O bispo de Roraima, dom Evaristo Spengler, ressaltou a importância da missão na proteção dos Yanomami, especialmente em um contexto de exploração e degradação ambiental.

Júlio Ye’kwana, líder indígena, expressou a urgência da situação enfrentada pela comunidade Yanomami, que sofre com a invasão de garimpeiros e problemas de saúde. Ele elogiou as ações do governo Lula, mas ressaltou que ainda há muito a ser feito para enfrentar as consequências dessas crises.

O cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, destacou a relevância do milagre de Sorino para a comunidade Yanomami e a necessidade de melhorias nas condições de vida dos povos indígenas, que enfrentam altos índices de mortalidade e violência.

O relatório do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) apontou que, entre 2018 e 2022, mais de 500 crianças Yanomami morreram por causas evitáveis. A situação permanece crítica, com a continuidade de invasões e violência contra as comunidades indígenas em 2023, refletindo desafios persistentes na política indigenista do país.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Congresso Nacional

Entenda os próximos passos do projeto para reduzir a maioridade penal

Proposta que reduz a idade penal de 18 para 16 anos ainda precisará passar por comissão especial, Câmara e Senado antes de entrar em vigor

há 17 minutos

Polícia

Homem pede ajuda em mercadinho após ser brutalmente espancado na Zona Leste de Manaus

Vítima apresentava perfurações por faca e ferimentos graves na cabeça; polícia investiga possível acerto de contas na zona leste de Manaus.

há 39 minutos

Trânsito

Árvore cai sobre carro e provoca congestionamento na Avenida Getúlio Vargas, em Manaus

Incidente ocorreu em frente ao Hospital Dr. Fajardo; Corpo de Bombeiros foi acionado para remover a árvore e liberar a via

há 41 minutos

Manaus

Bairros de Manaus terão até 10 horas sem energia nesta sexta-feira; veja áreas afetadas

Desligamentos programados vão atingir bairros das zonas Centro, Norte, Oeste e áreas da zona rural da capital.

há 46 minutos

Amazonas

Cheia dos rios faz disparar alerta para ataques de cobras, escorpiões e aranhas no Amazonas

Mais de mil acidentes com animais peçonhentos foram registrados no primeiro trimestre de 2026; autoridades orientam moradores a redobrar os cuidados.

há 54 minutos