Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

 Julgamento de acusados de matar Marielle será na próxima quarta

O crime, ocorrido em 14 de março de 2018.

Por Hugo Guimarães

26/10/2024 às 17:20

Foto: Divulgação

Após mais de seis anos de impunidade, o júri popular dos ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, acusados do assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, está marcado para a próxima quarta-feira (30). O crime, ocorrido em 14 de março de 2018, gerou comoção nacional e internacional, sendo considerado um ataque à democracia.

PUBLICIDADE

O juiz Gustavo Kalil, do 4º Tribunal do Júri, estabeleceu a data durante uma reunião com representantes do Ministério Público, assistentes de acusação e defesa dos réus. Kalil pediu que apenas os participantes diretos do júri estivessem presentes no plenário, visando evitar tumultos.

Marielle Franco, vereadora pelo PSOL, foi brutalmente assassinada no bairro do Estácio, no Rio de Janeiro, enquanto retornava de um evento sobre mulheres negras. Seu carro foi alvejado com vários disparos, resultando na morte de Anderson Gomes. Uma assessora da vereadora foi ferida, mas sobreviveu. Desde então, a investigação se tornou um dos casos mais emblemáticos da luta por justiça no Brasil, envolvendo complexas reviravoltas e diversas prisões, incluindo as dos irmãos Chiquinho e Domingos Brazão, considerados mandantes do crime.

A dor da perda ainda ressoa nas comunidades e entre os defensores dos direitos humanos. O Instituto Marielle Franco considera o julgamento um marco crucial. Em nota, a organização enfatizou a importância do momento: “Foram 78 meses e mais de 2 mil dias em que nos juntamos desde que nos tiraram Marielle e Anderson. Marchamos, gritamos, nos emocionamos… a nossa força nos trouxe até aqui.”

A Anistia Internacional também acompanhou de perto o caso e emitiu uma declaração, ressaltando que a justiça só será completa quando todos os responsáveis pelo crime, incluindo os que planejaram e obstruíram as investigações, forem responsabilizados. A ONG lembrou que o Brasil é um dos países mais perigosos para defensores de direitos humanos. Em 2023, ocupou a segunda posição em um ranking global de assassinatos de ativistas e ambientalistas, com 25 mortes registradas.

O Instituto Marielle Franco e a Anistia Internacional se uniram a outras organizações para mobilizar a sociedade civil. No dia do julgamento, um ato será realizado em frente ao Tribunal de Justiça do Rio, às 7h, reunindo ativistas que clamarão por justiça e reparação. Cartazes, faixas e lenços brancos serão usados como símbolos de protesto e solidariedade.

Neste domingo (27), a família de Marielle Franco promoverá uma missa em memória da vereadora e do motorista, no Cristo Redentor. A cerimônia será conduzida por sua mãe, Marinete Silva, seu pai, Antonio Francisco, e sua filha, Luyara Franco. A presença da família em eventos de mobilização é um lembrete da dor persistente e da luta contínua por justiça.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Infraestrutura na Amazônia

Governo anuncia investimento de R$ 500 milhões para garantir navegação nos rios da Amazônia até 2026

Recursos serão destinados a dragagem, sinalização e manutenção das hidrovias; governo estima redução de até 25% no custo do frete com futuras concessões.

há 9 minutos

Polícia

Bandido rouba fortuna em Mounjaro durante assalto em farmácia na zona Norte de Manaus

Assaltante agiu na abertura do estabelecimento na Zona Norte de Manaus, levou R$ 5 mil em espécie e arrancou cabos das câmeras de segurança para impedir identificação.

há 15 minutos

Caçada ao suspeito

Carro usado em golpe contra idoso de 73 anos é apreendido em Manaus; suspeito segue foragido

Veículo foi localizado pela Rocam na Zona Leste da capital; homem já foi identificado e tem mandado de prisão em aberto, segundo a polícia.

há 42 minutos

Brasil

Moraes dá 48 horas para Bolsonaro explicar uso de vídeo com IA em convenção do PL

Ministro quer saber se ex-presidente autorizou o uso de sua imagem e voz em conteúdo exibido durante evento partidário; decisão pode ter reflexos judiciais e eleitorais.

há 1 hora

Manaus

Botijão de gás pega fogo dentro de apartamento e assusta moradores na Zona Norte de Manaus

Vizinhos arrombaram imóvel após sentirem cheiro de vazamento e usaram extintores para apagar chamas em botija de gás nesta terça-feira (28); ninguém ficou ferido.

há 1 hora