Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

PF prende suspeito de liderar esquema de crimes ambientais em municípios no Amazonas

Investigações revelaram que desde 2020, aproximadamente 1.672 hectares de mata nativa foram desmatados.

Por Hugo Guimarães

31/10/2024 às 15:05

A Justiça Federal acatou o pedido do Ministério Público Federal (MPF) e autorizou uma operação de busca e apreensão, prisão preventiva e bloqueio de bens contra três homens suspeitos de desmatamento e incêndios na floresta nativa entre os municípios de Boca do Acre e Pauini, no sul do Amazonas. A ação, conduzida pela Polícia Federal (PF) na última quarta-feira (23), tem como alvo principal o proprietário da Fazenda Bom Futuro, que é acusado de liderar o esquema e de falsidade ideológica.

PUBLICIDADE

As investigações revelaram que, desde 2020, aproximadamente 1.672 hectares de mata nativa foram desmatados, enquanto 2.368 hectares foram incendiados. A PF também registrou focos de incêndio nas áreas afetadas em setembro e outubro deste ano, contribuindo para a emissão de densas nuvens de fumaça que impactaram a qualidade do ar em diversas regiões da Amazônia.

Os suspeitos estão sendo investigados por crimes ambientais e associação criminosa, já que atuaram de forma conjunta e repetida na devastação da floresta. A operação, nomeada Dracarys, faz parte de um esforço maior para combater práticas ilegais que ameaçam o ecossistema amazônico e suas comunidades.

A PF destaca a importância de ações contundentes contra o desmatamento, que não apenas prejudica a biodiversidade, mas também tem sérias consequências para o clima e a saúde pública. O caso reforça a necessidade de vigilância contínua e de ações legais rigorosas para proteger a Amazônia, um dos patrimônios naturais mais importantes do mundo.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Política

Jair Souto defende desburocratização e fortalecimento do interior no AM POST Entrevista; vídeo

Ex-prefeito de Manaquiri afirma que pretende levar sua experiência em gestão municipal para a Assembleia Legislativa.

há 4 horas

Manaus

Corpo de Bombeiros confirma fim do vazamento de estireno na Innova e aponta reação química espontânea como causa preliminar

Comandante-geral da corporação afirmou que o vazamento foi controlado e que equipes permanecem resfriando o tanque para evitar nova elevação da temperatura.

há 5 horas

Polícia

Ataque brutal: homem é roubado e espancado até perder a consciência na Zona Leste de Manaus

A vítima teria sido atacada e roubada por um grupo de criminosos enquanto passava pela região.

há 5 horas

Manaus

Vazamento de estireno em Manaus: saiba quais são os efeitos do gás no organismo

Especialistas explicam que a substância pode provocar irritação, tontura e náusea, principalmente em pessoas expostas a altas concentrações.

há 6 horas