Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Desmatamento no Amazonas registra queda 29% em 2024, segundo Inpe

Dados do Prodes foram divulgados pelo governo federal nesta quinta-feira (07).

Por Hugo Guimarães

07/11/2024 às 17:15

O Amazonas apresentou uma redução de 29% no desmatamento, de acordo com números oficiais do governo federal divulgados nesta quarta-feira (06) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

PUBLICIDADE

Os números são do relatório anual do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), considerado o mais preciso para medir as taxas anuais.

Os dados correspondem ao período entre agosto de 2023 e julho de 2024, levando em consideração a análise de 268 cenas prioritárias. Neste recorte, o estado registrou 1.143 km² de área desmatada, contra 1.610 km² na comparação com a temporada anterior (agosto de 2022 a julho de 2023).

Com a queda, esta é a segunda temporada seguida em que o Amazonas registra baixa no desmatamento. Na anterior, o Prodes apontou que o estado havia conseguido reduzir em 40% a área desmatada, na comparação com agosto de 2021 a julho de 2022.

“São números muito satisfatórios, pois indicam que nossos esforços estão sendo efetivos no combate ao desmatamento, ano após ano. Temos, agora, grandes desafios no combate às queimadas ilegais. O Estado está focado neste trabalho e, temos certeza que o cenário de focos de calor seria bem pior se não tivéssemos alcançado essa redução na área desmatada”, disse o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

PUBLICIDADE

Amazônia Legal

A Amazônia Legal registrou 6.288 km² de taxa de desmatamento, resultando em uma queda de 30,6% do total da área desmatada entre as duas temporadas.

Na lista dos estados que compõem o bioma, o Pará lidera as contribuições de desmatamento, com 2.362 km² (37,56% do total), seguido pelo Mato Grosso, com 1.264 km² (20,10%) e, em terceiro lugar, o Amazonas, com 1.143 km² (18,17%).

Sistemas do Inpe

O Inpe possui dois principais sistemas de monitoramento do desmatamento. Além do sistema Prodes, há o Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter). Enquanto o Prodes consolida as taxas anuais de desmatamento, o Deter mostra os alertas mensais.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Política

Jair Souto defende desburocratização e fortalecimento do interior no AM POST Entrevista; vídeo

Ex-prefeito de Manaquiri afirma que pretende levar sua experiência em gestão municipal para a Assembleia Legislativa.

há 8 minutos

Manaus

Corpo de Bombeiros confirma fim do vazamento de estireno na Innova e aponta reação química espontânea como causa preliminar

Comandante-geral da corporação afirmou que o vazamento foi controlado e que equipes permanecem resfriando o tanque para evitar nova elevação da temperatura.

há 1 hora

Polícia

Ataque brutal: homem é roubado e espancado até perder a consciência na Zona Leste de Manaus

A vítima teria sido atacada e roubada por um grupo de criminosos enquanto passava pela região.

há 2 horas

Manaus

Vazamento de estireno em Manaus: saiba quais são os efeitos do gás no organismo

Especialistas explicam que a substância pode provocar irritação, tontura e náusea, principalmente em pessoas expostas a altas concentrações.

há 2 horas