Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Alexandre de Moraes anula decisão que mandou reintegrar PM no Amazonas

O caso teve início quando o Juízo da Fazenda Pública concedeu o pedido de reintegração do policial.

Por Hugo Guimarães

14/11/2024 às 09:30

  • O Ministro Alexandre de Moraes, do STF, anulou decisões da Justiça do Amazonas que reintegraram um policial militar excluído por indisciplina, alegando violação da competência da Justiça Militar.
  • Moraes destacou que, segundo a Constituição, apenas a Justiça Militar pode julgar questões disciplinares de militares estaduais, tornando nulas as decisões da Justiça Comum no caso.
  • A decisão determina o envio do processo à Justiça Militar do Amazonas, reforçando a jurisprudência sobre a competência exclusiva desse ramo para tratar de atos disciplinares envolvendo militares.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Ministro Alexandre de Moraes. – Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou uma decisão da Justiça do Amazonas que havia invalidado um ato administrativo responsável pela exclusão de um policial militar das fileiras da corporação por ato de indisciplina. Moraes entendeu que a decisão da 4ª Vara da Fazenda Pública do Estado violou a competência absoluta da Justiça Militar para julgar questões disciplinares relacionadas a militares.

PUBLICIDADE

O caso teve início quando o Juízo da Fazenda Pública concedeu o pedido de reintegração do policial, considerando que a exclusão do militar representava abuso de autoridade. A decisão foi mantida pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que argumentou que a questão não envolvia condenação penal, mas sim uma decisão administrativa sobre a demissão do militar. O TJAM considerou que o ato administrativo havia sido ilegal, pois não garantiu ao policial o devido processo legal, a ampla defesa e o contraditório.

No entanto, a Procuradoria-Geral do Estado do Amazonas (PGE/AM) recorreu ao STF, defendendo que a competência para julgar o caso pertencia à Auditoria Militar do Estado, conforme estabelecido pela Emenda Constitucional 45 de 2004, que modificou a Constituição Federal e conferiu à Justiça Militar Estadual a atribuição para processar e julgar atos disciplinares contra militares.

Ao analisar o recurso, o Ministro Alexandre de Moraes deu provimento ao pedido, apontando que o entendimento consolidado do STF reconhece a Justiça Militar como a instância adequada para tratar de questões disciplinares envolvendo militares. Segundo Moraes, a Justiça Comum não tem jurisdição sobre esses casos, o que torna nulas as decisões proferidas pela Justiça Fazendária e pelo próprio TJAM, que sustentou a ilegalidade do ato administrativo sem observar a competência militar estabelecida pela Constituição.

Com a anulação do ato judicial, Moraes determinou que o caso fosse devolvido à Justiça Militar do Amazonas para novo exame da questão, especificamente sobre a legalidade do ato de exclusão do policial militar. Essa decisão fortalece a jurisprudência sobre a competência da Justiça Militar para processar e julgar atos disciplinares, reforçando a separação de jurisdição e a necessidade de observar os princípios constitucionais que regem o tratamento de processos envolvendo servidores militares.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Eleições 2026

Wilson Lima defende castração química para estupradores e promete levar proposta ao Senado

Pré-candidato ao Senado afirma que pretende defender mudanças na legislação para endurecer as penas contra condenados por crimes sexuais.

há 6 minutos

Mundo

Fifa pode investigar Argentina após jogadores exibirem faixa sobre as Ilhas Malvinas na Copa do Mundo

Manifestação após vitória sobre a Inglaterra gerou reação do governo.

há 29 minutos

Manaus

Operação Gordura Saturada: MP apreende R$ 400 mil e pede bloqueio de até R$ 25 milhões em Manaus

Operação do Gaeco cumpriu mandados de prisão e busca após investigação apontar movimentações financeiras consideradas incompatíveis.

há 30 minutos

Brasil

Defesa questiona Vorcaro sobre foto de Flávio Bolsonaro com Sicário

Defesa do banqueiro Daniel Vorcaro mostrou imagem ao empresário durante visita na prisão.

há 1 hora

Brasil

Justiça nega pedido do MP para suspender campanhas da Blaze e de Virginia Fonseca

Juíza entendeu que não há urgência para retirar publicidades do ar antes da apresentação da defesa da empresa e da influenciadora.

há 1 hora