A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Jair Bolsonaro pede ‘pacificação’ em nota de repúdio à tentativa de atentado em Brasília

O crime é investigado pela Polícia Federal em colaboração com as polícias do DF.

14/11/2024 às 14:58

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou na manhã desta quinta-feira, 14, uma nota de repúdio ao atentado em Brasília (DF). Na noite desta quarta-feira, 13, Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, morreu após provocar a explosão de seu carro e lançar bombas contra a sede do Supremo Tribunal Federal (STF). O crime é investigado pela Polícia Federal em colaboração com as polícias do DF.

PUBLICIDADE

O texto publicado pelo perfil no X (antigo Twitter) do ex-presidente lamenta o ocorrido, tratando-o como “fato isolado” e motivado por “perturbações na saúde mental” do autor do ataque. A nota de Bolsonaro ressalta o “papel fundamental” das instituições políticas e pede por uma “pacificação nacional”.

“Já passou da hora de o Brasil voltar a cultivar um ambiente adequado para que as diferentes ideias possam se confrontar pacificamente”, diz a nota publicada pelo perfil do ex-presidente. “As instituições têm um papel fundamental na construção desse diálogo e desse ambiente de união.”

Ao portal Metrópoles, Jair Bolsonaro chamou o homem que morreu após explosões na Praça dos Três Poderes de “maluco” e afirmou não ter “a menor ideia” sobre quem era Francisco Luiz, sugerindo que o autor do ataque pudesse ter “deixado algo escrito ou gravado” sobre uma eventual pretensão terrorista.

A hipótese do ex-presidente é confirmada pelas publicações disponíveis nos perfis nas redes sociais de Francisco Luiz. “Pai, Tio França não é terrorista, né? (…) Ele apenas soltou uns foguetinhos para comemorar o dia 13”, diz um texto publicado pelo empresário horas antes de falecer, fazendo referência à data desta terça-feira.

O catarinense de 59 anos era empresário do setor de eventos e, nas eleições de 2020, se candidatou a vereador da cidade de Rio do Sul, no oeste catarinense, pelo PL, partido que, hoje, abriga o ex-presidente Jair Bolsonaro. No momento da candidatura, contudo, o PL ainda não contava com Bolsonaro em seus quadros, que só se filiou à sigla de Valdemar Costa Neto em 2021.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Manaus

Prefeitura acelera revitalização do entorno do Mercado Adolpho Lisboa para aniversário de 143 anos

Intervenções incluem melhorias na infraestrutura, paisagismo e acessibilidade no entorno de um dos principais patrimônios históricos da capital.

há 18 minutos

Brasil

Polícia prende mais três suspeitos por morte de jovem em salto de rope jump em São Paulo

Investigação aponta falhas graves nos procedimentos de segurança que antecederam a morte de uma jovem durante salto de aproximadamente 40 metros.

há 48 minutos

Polícia

PM prende dupla suspeita de roubar celulares na AM-352 e recupera aparelhos das vítimas

Ação do 9º Batalhão da Polícia Militar ocorreu após denúncias de assaltos na rodovia que liga Manacapuru a Novo Airão.

há 1 hora

Brasil

O que é misantropia? Termo dispara nas buscas após invasão hacker em sistema da Defesa Civil

Palavra enviada em notificações indevidas após invasão hacker gerou dúvidas e se tornou um dos termos mais pesquisados do país.

há 2 horas

Política

Japão encara Tunísia para encaminhar classificação na Copa do Mundo 2026 e manter longa sequência invicta

Seleção asiática chega embalada por oito jogos sem derrota e pode ficar muito próxima das oitavas de final do Mundial.

há 9 horas