Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Maioria do STF vota para manter prisão de Domingos Brazão

Ministro diz que há suspeita de interferência nas investigações.

Por Hugo Guimarães

15/11/2024 às 07:03 - Atualizado em 15/11/2024 às 07:20

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta quinta-feira (14) maioria de votos para manter a prisão do conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Domingos Brazão, acusado de envolvimento como mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018.

O entendimento foi formado no julgamento virtual no qual a defesa do acusado pretende reverter a decisão do ministro que determinou a prisão de Domingos, cumprida em março deste ano. Brazão está preso na penitenciária federal em Porto Velho.

PUBLICIDADE

Até o momento, além do relator, ministro Alexandre de Moraes, os ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino se manifestaram pela manutenção da prisão. Falta o voto de Luiz Fux. O julgamento está previsto para terminar na segunda-feira (18).

Ao manter o entendimento favorável à prisão, Moraes disse que sua decisão está fundamentada na jurisprudência do Supremo e nas suspeitas de interferência nas investigações do assassinato. Dessa forma, não cabe a substituição da prisão por medidas cautelares, como quer a defesa.

“A presença de elementos indicativos da ação do agravante para obstruir as investigações (fatos que estão sendo objeto de apuração autônoma, no Inq 4.967/RJ, de minha relatoria), também reforçam a necessidade da manutenção da sua prisão preventiva e impedem a sua substituição por medidas cautelares diversas da prisão”, justificou Moraes.

Além de Domingos, o deputado federal Chiquinho Brazão, irmão de Domingos, e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio Rivaldo Barbosa também estão presos pelo suposto envolvimento no assassinato.

De acordo com a investigação realizada pela Polícia Federal, o assassinato de Marielle está relacionado ao posicionamento contrário da parlamentar aos interesses do grupo político liderado pelos irmãos Brazão, que têm ligação com questões fundiárias em áreas controladas por milícias no Rio.

Conforme a delação premiada do ex-policial Ronnie Lessa, réu confesso de realizar os disparos de arma de fogo contra a vereadora, os irmãos Brazão e Barbosa atuaram como os mandantes do crime.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Polícia

Mulher acusada de roubo é espancada a pauladas por tribunal do crime na Zona Norte de Manaus; veja vídeo

Agressões ocorreram no conjunto Viver Melhor e teriam sido motivadas por suspeita de roubo; Polícia Civil investiga as imagens para identificar envolvidos.

há 17 minutos

Retorno aos trabalhos

ALE-AM retoma atividades após recesso em meio à corrida eleitoral de 2026

Deputados voltam ao plenário com emendas milionárias, verba de gabinete e regras que flexibilizaram a realização de sessões durante o ano legislativo.

há 23 minutos

Manaus

Borracharia é destruída por incêndio e mobiliza bombeiros no bairro Flores, em Manaus

Fogo de grandes proporções atingiu um estabelecimento na Rua Argentina, no Conjunto Parque das Nações. Equipes do Corpo de Bombeiros trabalham para controlar as chamas.

há 26 minutos

Amazonas

Saiba quem é a primeira promotora trans do Brasil empossada no Amazonas

Professora e advogada será empossada pelo MPAM e entra para a história do Judiciário brasileiro ao se tornar a primeira mulher trans a ocupar o cargo de promotora de Justiça no país.

há 53 minutos

Pré-campanha 2026

Roberto Cidade reúne 15 mil pessoas na Zona Norte e reforça propostas para geração de empregos no Amazonas

Durante encontro na Cidade Nova, governador destacou fortalecimento da Zona Franca, investimentos no interior e novas alternativas para impulsionar a economia do estado.

há 56 minutos