Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Prisão de Braga Netto é mantida após audiência de custódia

Ele ficará detido no Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro.

Por Jonas Souza

14/12/2024 às 20:47 - Atualizado em 16/12/2024 às 16:10

O general e ex-ministro Walter Braga Netto passou por audiência de custódia neste sábado (14), conduzida por um juiz auxiliar do gabinete de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou a prisão de Braga Netto.

PUBLICIDADE

A prisão preventiva de Braga Netto foi mantida, informou o STF. Ele ficará detido no Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro.

Braga Netto foi preso pela Polícia Federal, pois estaria obstruindo a investigação sobre a tentativa de golpe de Estado no país para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva.

A Polícia Federal identificou que o general, indiciado por ser um dos principais articuladores do plano golpista, tentou obter dados sigilosos da delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, como forma de “impedir ou embaraçar as investigações em curso”, conforme decisão de Moraes que embasou a prisão.

De acordo com o relatório da Polícia Federal, há “diversos elementos de prova” contra Braga Netto, que teria atuado para impedir a total elucidação dos fatos e “com o objetivo de controlar as informações fornecidas, alterar a realidade dos fatos apurados, além de consolidar o alinhamento de versões entre os investigados”. Entre eles, trocas de mensagens com pai de Mauro Cid para conseguir detalhes da delação e repassado dinheiro “em uma sacola de vinho, que serviria para o financiamento das despesas necessárias à realização” do plano de golpe.

PUBLICIDADE

General da reserva, Braga Netto foi candidato à vice-presidente em 2022 na chapa com Jair Bolsonaro. Antes, foi ministro-chefe da Casa Civil, de 2020 a 2021, e ministro da Defesa, de 2021 a 2022. No indiciamento, a Polícia Federal apurou que uma das reuniões realizadas para tratar de suposto plano golpista teria sido realizada na casa do militar em novembro de 2022.

Prisão

A Polícia Federal prendeu, na manhã deste sábado (14), o ex-ministro da Defesa e general Walter Braga Netto. Ele foi preso no Rio de Janeiro. A PF realizou buscas na casa do general, em Copacabana.

Os agentes cumpriram ainda mandado de busca e apreensão na residência do coronel Flávio Peregrino, assessor direto de Braga Netto, em Brasília.

Em relatório enviado ao STF, no mês passado, a Polícia Federal apontou que Braga Netto teve participação concreta nos atos relacionados à tentativa de golpe de Estado e da abolição do Estado Democrático de Direito, inclusive na tentativa de obstrução da investigação.

Defesa

A defesa do general  Walter Braga Netto divulgou uma nota, na tarde deste sábado (14), em que nega obstrução nas investigações e que irá se manifestar no processo.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

Festa do Cupuaçu começa em Presidente Figueiredo com shows nacionais e programação gratuita

Evento reúne atrações culturais, gastronomia, economia criativa e feira agroindustrial até domingo (2), consolidando-se como um dos maiores festivais do Amazonas.

há 7 minutos

Amazonas

MPF pede R$ 1,5 bilhão de grupo acusado de garimpo ilegal em Maués por danos ambientais

Ação civil pública aponta exploração clandestina de ouro na Floresta Nacional do Urupadi e cobra recuperação da área degradada.

há 8 minutos

Manaus

Vendedor assaltado dentro do Manauara Shopping será indenizado após falha na segurança, decide Justiça

Sentença reconhece falha na prestação do serviço e condena o Manauara Shopping a pagar indenização por danos morais e materiais.

há 30 minutos

Polícia

Polícia apreende drogas, dinheiro e balança de precisão durante ação na Cidade de Deus em Manaus

Material foi apreendido na noite desta quinta-feira (30), na zona Norte da capital.

há 48 minutos

Brasil

Renan Santos lidera gastos com anúncios contra Lula e Flávio Bolsonaro nas redes da Meta

Levantamento mostra que candidato do Missão foi quem mais investiu em publicidade direcionada ao presidente Lula e ao senador Flávio Bolsonaro.

há 50 minutos