Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Saiba como se proteger do ‘Golpe do Gov’

Criminosos invadiram sistema para negociar automóvel.

Por Hugo Guimarães

24/12/2024 às 09:11

Nos últimos meses, golpes realizados por meio do sistema Gov.br têm despertado preocupação entre a população e autoridades brasileiras. A plataforma, que reúne diversos serviços públicos federais, registrava em dezembro de 2023 mais de 155 milhões de usuários cadastrados. Uma organização criminosa está sendo investigada por invadir contas de usuários para realizar empréstimos fraudulentos e emitir procurações com os dados das vítimas.

Casos que chamaram atenção

PUBLICIDADE

Em um dos casos relatados, uma vítima percebeu a invasão ao tentar recuperar a senha de acesso. “Dando a ele [o golpista] poderes para negociar um automóvel. Reparei quando fui recuperar a senha. O aplicativo envia uma mensagem para o e-mail ou por telefone. Percebi que não era meu e-mail, nem meu número”, relatou.

Outro exemplo de destaque envolve uma juíza do trabalho de São Paulo, que teve sua conta invadida. Os criminosos acessaram processos judiciais e removeram bloqueios de pelo menos 50 veículos em todo o país. Um dos beneficiados, identificado como Júnior Barom, é investigado por pagar pelos desbloqueios e foi preso em flagrante por posse de arma com numeração raspada.

Dinâmica dos golpes e atuação das autoridades

Os criminosos chegam a cobrar cerca de R$ 350 para invadir contas do Gov.br. Em uma gravação feita pelo programa Fantástico, um dos golpistas revelou que conta com a ajuda de um servidor do INSS para realizar as fraudes.

PUBLICIDADE

Em resposta, o INSS informou que tem adotado medidas preventivas e realizou, nos últimos dois meses, sete operações que resultaram em prisões, além de bloqueios de bens e contas bancárias de suspeitos.

Um caso notável de prevenção ocorreu em Novo Hamburgo (RS), onde uma tentativa de empréstimo fraudulento no valor de R$ 130 mil foi impedida por um gerente de banco que suspeitou da transação.

Orientações de segurança e medidas governamentais

O Ministério da Gestão e da Inovação, responsável pelo Gov.br, declarou que está trabalhando no aprimoramento das soluções tecnológicas e de segurança da plataforma. A pasta orienta os usuários a nunca aceitar ajuda de terceiros para recuperação de senhas e, em caso de suspeita de fraude, registrar boletim de ocorrência para auxiliar nas investigações.

Esses golpes reforçam a necessidade de atenção redobrada dos cidadãos e de investimentos contínuos em cibersegurança para proteger dados pessoais e garantir a integridade dos serviços públicos digitais.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

SUS pode oferecer PrEP injetável contra HIV com aplicação a cada dois meses

Ministério da Saúde vai pedir à Conitec a avaliação do cabotegravir para inclusão na rede pública;

há 1 hora

Política

Plinio Valério aumenta em 115% gastos com autopromoção em período pré-eleitoral

Despesas com comunicação, impulsionamento de redes sociais, viagens e estrutura regional cresceram durante o atual mandato do senador amazonense.

há 2 horas

Amazonas

Thaisa Cidade lança movimento feminino em Manaus com participação de cerca de 300 mulheres

“Mulheres com Cidade” reuniu participantes das zonas Norte e Leste da capital e promoveu palestras sobre liderança, comunicação e desenvolvimento pessoal.

há 2 horas

Brasil

Traficantes são condenados a até 28 anos por morte da influenciadora Aline Borel no RJ

Segundo o Ministério Público, Aline Borel dos Santos foi confundida por integrantes do Comando Vermelho com uma informante de milicianos rivais e atraída para uma emboscada em Araruama.

há 3 horas

Amazonas

Família agradece a Wilson Lima pelo Auxílio Estadual e diz que benefício ajuda com gás, remédios e alimentação

Durante visita a Carauari, ex-governador e pré-candidato ao Senado ouviu relatos de beneficiários que afirmam que o Auxílio Estadual.

há 3 horas