A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Polícia investiga Magazine Luiza por e-mail racista enviado a cliente: ‘Olá, Macaca’

O caso foi registrado como injúria racial.

09/01/2025 às 06:36

Uma mulher de 35 anos acusa a rede de varejo Magazine Luiza, a Magalu, de cometer injúria racial ao chamá-la de “macaca” em um e-mail recebido para a atualização de um cadastro, no qual foi necessário o registro do rosto da vítima para reconhecimento facial. O caso é investigado pelo 50° Distrito Policial (Itaim Bibi), na zona oeste da cidade de São Paulo.

PUBLICIDADE

Em nota, a Magalu disse lamentar o constrangimento sofrido pela cliente. Também afirmou que o caso não está relacionado ao processo de biometria realizado pela cliente. “Essa operação é feita de forma 100% digital, sem qualquer interação humana”, alega. “O mesmo acontece com as mensagens de confirmação enviadas pela Magalu para os consumidores”, acrescenta.

A cozinheira Susan Sena conta que usou o aplicativo da rede no último sábado, 4, para comprar uma máquina de lavar. Ela requisitou a recuperação de uma conta antiga e, para isso, precisou enviar um registro do próprio rosto para o reconhecimento facial.

Ela conseguiu efetuar a compra, mas percebeu no dia seguinte que o e-mail enviado pela Magazine Luiza começava com a saudação “Olá, Macaca”.

“Entrei no cadastro para ver como estava escrito o meu nome, e estava escrito o meu nome mesmo. E eu vi que só nesse e-mail eu recebi ‘macaca’. Nos outros e-mails (enviados para confirmar a compra da máquina de lavar), recebi ‘Susan'”, disse em vídeo publicado nas redes sociais.

PUBLICIDADE

Segundo o Magazine Luiza, o cadastro original da cliente foi realizado em 2011 de forma online. Não foram informados detalhes de como a palavra “macaca” passou a constar no cadastro de Susan.

“Para evitar que casos semelhantes se repitam, a companhia já excluiu o campo ‘apelido’ de seus formulários cadastrais e adotou uma lista de palavras inapropriadas, que passarão a ser vetadas no momento do preenchimento do cadastro”, disse no comunicado.

A cozinheira registrou um boletim de ocorrência. O caso foi registrado como injúria racial. O delegado que atendeu Susan chegou a apurar a possibilidade de um eventual golpe e se o e-mail enviado era, de fato, do Magazine Luiza.

“Não teria como ter sido golpe, porque eu fiz a compra direto pelo aplicativo, O delegado fez a comparação e é o mesmo e-mail. Foi a Magalu. Eu fui chamada de ‘macaca’ pela Magazine Luiza”, conta Susan.

A Secretaria de Segurança Pública do Estado respondeu que o caso está sendo investigado. Também apontou que as autoridades policiais realizam diligências para identificar os responsáveis pela mensagem com teor racista.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

Extradição de Eduardo Bolsonaro gera tensão diplomática e pode colocar STF e governo Lula diante de novo revés internacional

Condenado pelo Supremo, ex-deputado vive nos Estados Unidos e eventual pedido de extradição pode enfrentar obstáculos jurídicos e políticos.

há 4 horas

Política

Comitê Anticorrupção cobra transparência e pede acesso a processo de cassação do vereador Rosinaldo Bual na Câmara de Manaus

Entidade quer acompanhar tramitação de representação apresentada após prisão do parlamentar em investigação sobre suposto esquema de rachadinha.

há 4 horas

Manaus

Guarda Municipal prende suspeito de tráfico e resgata gavião ferido em ações durante a madrugada em Manaus

Ações ocorreram nas zonas Leste e Norte da capital e envolveram combate ao tráfico de drogas e proteção da fauna silvestre.

há 5 horas

Esporte

Brasil vence o Haiti por 3 a 0, tem dois gols anulados e encaminha classificação na Copa do Mundo

Seleção Brasileira controlou a partida do início ao fim, marcou três vezes e ainda teve dois gols anulados pela arbitragem.

há 5 horas

Manaus

Torcedores lotam Rua da Copa no Alvorada para acompanhar jogo da Seleção Brasileira em Manaus

Espaço tradicional da capital amazonense reuniu centenas de pessoas para acompanhar a partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo.

há 6 horas