A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

María Corina Machado é libertada após ser detida em manifestação contra Maduro

De acordo com as informações divulgadas, a líder foi obrigada a gravar vídeos enquanto estava detida.

Por Natan AMPOST

09/01/2025 às 18:45

María Corina Machado, uma das principais vozes da oposição ao regime de Nicolás Maduro, foi libertada nesta quinta-feira (9) após ser detida ao sair de uma manifestação na região de Chacao, nos arredores da capital venezuelana. A informação foi confirmada por representantes da oposição.

PUBLICIDADE

A líder da oposição fez sua primeira aparição pública em cinco meses durante o ato, onde discursou para uma multidão de manifestantes que exigiam mudanças políticas no país. O protesto, pacífico até então, terminou de forma tensa quando, segundo relatos do partido de Machado, membros do regime chavista atacaram motos que transportavam a líder oposicionista.

Testemunhas relataram que tiros foram disparados durante o incidente. Em uma postagem na rede social X (antigo Twitter), a oposição denunciou que María Corina foi derrubada da moto em que estava e levada à força por agentes ligados ao governo de Maduro.

De acordo com as informações divulgadas, a líder foi obrigada a gravar vídeos enquanto estava sob custódia, mas detalhes sobre o conteúdo dessas gravações ainda não foram revelados. Após algumas horas, María Corina foi liberada.

O incidente gerou reações imediatas da comunidade internacional e reforçou as tensões no já conturbado cenário político venezuelano. Líderes oposicionistas e grupos de direitos humanos condenaram a detenção, apontando para a escalada de repressão contra figuras de oposição no país.

A oposição usou as redes sociais para divulgar a situação e alertar sobre os riscos enfrentados por seus líderes. “Hoje, #9Jan, ao sair da concentração em Chacao, Caracas, María Corina Machado (@MariaCorinaYA) foi interceptada e derrubada da moto em que estava se deslocando. Durante o incidente, armas de fogo foram disparadas. Ela foi levada à força. Durante o período de seu sequestro, foi obrigada a gravar vários vídeos e, em seguida, foi liberada”, declarou o partido em nota.

Apesar da libertação, o episódio ilustra a instabilidade e os desafios enfrentados por figuras de oposição na Venezuela, um país mergulhado em crises política e econômica. María Corina ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido, mas sua aparição no protesto sinaliza a disposição de continuar desafiando o regime de Nicolás Maduro.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Esporte

Saiba quando será o próximo jogo do Brasil na Copa do Mundo 2026

Seleção enfrenta a Escócia na última rodada da fase de grupos e busca confirmar vaga nas oitavas de final

há 16 minutos

Brasil

Presidente da CBF diz à esposa que flagra com suposta amante foi criado por IA, segundo LeoDias

Declaração atribuída a Samir Xaud repercute nas redes sociais e amplia sequência de polêmicas envolvendo o dirigente.

há 22 minutos

Caiu na rede é post!

Diarreia faz Simone Mendes abandonar palco durante show e momento viraliza nas redes sociais

Cantora interrompeu apresentação em Mossoró após relatar problemas intestinais que já duravam dois dias.

há 45 minutos

Brasil

Trump diz que Lula está “muito volátil” e afirma: “Não sou fã dele, nem desgosto”

Declaração do presidente dos Estados Unidos amplia troca de críticas entre os dois líderes após encontro durante a cúpula do G7.

há 52 minutos

Brasil

Ataque hacker tira sistema da Defesa Civil do ar e dispara alerta falso em todo o Brasil

Mensagens indevidas foram enviadas para celulares em vários estados; Polícia Federal investiga invasão.

há 1 hora