Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

SINJOR/AM e FENAJ se manifestam a favor do portal CM7 e contra decisão judicial que mandava tirar o site do ar

A medida, considerada um ato de censura, foi revertida pelo ministro do STF, Edson Fachin.

Por Natan AMPOST

10/01/2025 às 18:02

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SINJOR/AM) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) publicaram nesta sexta-feira (10) uma nota oficial repudiando a decisão judicial que determinou a retirada do Portal CM7 do ar, incluindo suas redes sociais. A medida, considerada um ato de censura, foi emitida na última quarta-feira (8) pela Justiça do Amazonas, mas revertida hoje pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin.

Na nota, as entidades classificaram a decisão do juiz Flávio Henrique Albuquerque de Freitas, da Central de Plantão Cível de Manaus, como “desproporcional” e alertaram sobre o impacto negativo que ela representa para o Estado Democrático de Direito. Segundo o texto, “a liberdade de imprensa é essencial à democracia e assegura o direito de transmitir informações, com intervenção judicial permitida apenas a posteriori e de forma proporcional”.

PUBLICIDADE

A decisão que havia determinado a censura do Portal CM7 foi revogada pelo STF, que reconheceu a gravidade da situação. Fachin destacou que medidas como essa configuram censura prévia, o que é vedado pelo artigo 5º, inciso IX, da Constituição Federal. O caso reacende debates sobre liberdade de expressão e a segurança jurídica para jornalistas no Brasil.

Esse é o segundo episódio recente de censura contra veículos de comunicação no Amazonas. Em outubro de 2024, o portal Radar Amazônico também foi alvo de uma decisão judicial que determinou sua retirada do ar. Ambas as situações evidenciam o contexto delicado e as ameaças enfrentadas por profissionais da imprensa e empresas de mídia na região.

Leia nota completa:

O SINJOR/AM e a FENAJ ressaltaram a importância da liberdade de imprensa como pilar da democracia. A nota também enfatizou que decisões judiciais que intimidam jornalistas e retiram do ar veículos de comunicação fragilizam as bases democráticas e minam a segurança jurídica do setor.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SINJOR/AM e a Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ repudiam a decisão da Justiça do Amazonas que, em 08/01, determinou a retirada do ar do Portal CM7 e de suas redes sociais, configurando censura, vedada pelo artigo 5º, inciso IX, da Constituição Federal.

PUBLICIDADE

A liberdade de imprensa é essencial à democracia e assegura o direito de transmitir informações, com intervenção judicial permitida apenas a posteriori e de forma proporcional. A decisão do juiz Flávio Henrique Albuquerque de Freitas, da Central de Plantão Cível de Manaus, é desproporcional e intimida jornalistas, fragilizando o Estado Democrático de Direito.

Nesta sexta-feira (10/01), o STF, por meio do ministro Edson Fachin, suspendeu a decisão, reafirmando que a censura prévia é inconstitucional. Qualquer medida contra publicações deve respeitar critérios como direito de resposta ou retificação, sem recorrer a ações extremas que silenciem o jornalismo.

Este é o segundo caso em que um veículo de comunicação é retirado do ar após decisão da Justiça no Amazonas. Em outubro de 2024, o portal Radar Amazônico foi alvo de censura prévia. As decisões expõem a situação precária de segurança jurídica a que estão submetidos jornalistas e veículos de imprensa.

Diante dos fatos, reafirmamos nosso compromisso com a defesa da liberdade de imprensa e da democracia.

Manaus, 10 de janeiro de 2025.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SINJOR/AM

Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

Horror: Namorado da mãe é preso por estuprar e matar uma bebê de 10 meses

Tragédia ocorreu no apartamento onde a família estava; suspeitos são namorado e primo do namorado, e a mãe prestou socorro inicial antes de levar a criança ao atendimento médico.

há 28 segundos

Brasil

Flávio Bolsonaro aciona OAB após ser impedido por Alexandre de Moraes de visitar o pai

Senador acusa ministro do STF de cerceamento do exercício da advocacia e tentativa de interferência eleitoral após suspensão de visitas por 90 dias.

há 4 minutos

Manaus

Menina de 14 anos desaparece misteriosamente em Manaus e deixa família desesperada

Ana Paula Silva Assunção foi vista pela última vez no dia 8 de abril, após sair de sua casa na zona Oeste; autoridades reforçam que não é preciso esperar 24 horas para registrar o sumiço.

há 22 minutos

Polícia

Empresário sequestrado em Manaus é resgatado e diz que caso foi “mal-entendido”; polícia investiga versão

Vídeo mostra momento em que criminosos rendem a vítima e a colocam em outro veículo. Apesar da versão apresentada pelo empresário, a DEHS apura as circunstâncias do caso.

há 24 minutos

Brasil

Ex-soldado do Exército é preso suspeito de matar o próprio filho de 2 meses

Homem é suspeito de matar o próprio filho e de tentar agredir a companheira. O caso aconteceu em São Lourenço da Serra e está sendo investigado pela Polícia Civil.

há 31 minutos