A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Economia

Produção de veículos no Brasil cresce em 2024, mas segue abaixo do nível pré-pandemia

Veja detalhes.

Por Hugo Guimarães

14/01/2025 às 11:05

(Foto: Divulgação)

As montadoras instaladas no Brasil produziram 190,1 mil veículos em dezembro de 2024, o que representa uma queda de 19,5% em relação a novembro. Porém, em comparação com o mesmo mês de 2023, houve um crescimento de 10,8%, segundo dados divulgados nesta terça-feira (14) pela Anfavea, associação que representa o setor automotivo no país.

PUBLICIDADE

Apesar da retração no último mês do ano, o acumulado de 2024 foi positivo. A produção totalizou 2,55 milhões de unidades, incluindo carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, um aumento de 9,7% em relação a 2023. Já as vendas alcançaram 2,63 milhões de veículos, um avanço de 14,1%.

Os licenciamentos de veículos também apresentaram crescimento. Em dezembro, foram registrados 257,4 mil licenciamentos, alta de 1,6% em relação a novembro e de 3,6% na comparação anual.

Apesar da recuperação, a indústria automotiva ainda está distante do desempenho registrado antes da pandemia. Em 2019, foram produzidos 2,94 milhões de veículos, 15% acima do número alcançado em 2024.

Outro desafio enfrentado pelo setor é a concorrência estrangeira, especialmente de marcas chinesas. A participação dos importados no total de vendas subiu de 15,2% em 2023 para 17,7% em 2024. Em resposta, a indústria tem solicitado ao governo o retorno antecipado das alíquotas de 35% sobre importação de veículos eletrificados para tentar conter a perda de mercado.

A indústria automobilística brasileira continua sendo um termômetro da economia, mas o setor busca se adaptar à concorrência internacional e aos desafios impostos pelo mercado.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Manaus

Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta-feira com investimento recorde e programação gratuita

Evento realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia contará com apresentações folclóricas, apoio financeiro recorde às agremiações e esquema especial de segurança e saúde.

há 3 horas

Manaus

Cesta básica sobe em Manaus e fica quase R$ 13 mais cara em junho

Pesquisa do Procon Manaus aponta aumento impulsionado pelo setor hortifrúti e revela grande variação de preços entre supermercados da capital.

há 4 horas

Política

Salazar arrega e não aparece em debate ao vivo com Coronel Claudenir: “bandido”

Debate entre os dois aconteceria ao vivo nesta quarta-feira nas redes sociais, mas vereador não participou da transmissão.

há 5 horas

Amazonas

Enem 2026 entra na reta final: estudantes da rede pública devem confirmar inscrição até sexta-feira

Alunos da 3ª série do Ensino Médio foram inscritos automaticamente.

há 5 horas

Brasil

Após críticas, Alcione revela motivo de falhas durante Hino Nacional no Maracanã

Artista afirma que falhas na execução do Hino Nacional ocorreram por problemas técnicos que impediram ela e Belo de ouvirem o retorno de áudio.

há 5 horas