A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Bolsonaro se irrita com veto de Moraes a passaporte: ‘Não estou indo para uma festa’

O ex-presidente foi impedido de ir a posse de Donald Trump nos EUA.

16/01/2025 às 20:25

Notícias de política – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mostrou irritação nesta quinta-feira, 16, por ter tido o pedido de devolução de seu passaporte negado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. “Não estou indo para uma festa de batizado, da filha ou da neta de ninguém. É um evento de posse da maior democracia do mundo”, disse.

PUBLICIDADE

Bolsonaro pediu o documento de volta ao ministro para viajar aos Estados Unidos e acompanhar a posse do presidente eleito, Donald Trump, no próximo dia 20, em Washington.

Em entrevista à Revista Oeste nesta quinta, o ex-presidente afirmou que Trump “tem um carinho” por ele e que o norte-americano “gostaria de apertar a mão” dele, ou não o teria convidado.

Indiciado pela Polícia Federal (PF) por tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro ainda disse que os advogados vão recorrer da decisão, mas sabe que as chances de vitória são pequenas.

“Me senti como uma criança recebendo um presente”, disse o ex-chefe do Executivo federal para narrar o momento em que foi convidado para a cerimônia. A comunicação foi enviada para o e-mail do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), no último dia 8, pela equipe escolhida pelo republicano para organizar o evento.

PUBLICIDADE

O fato do convite ter sido feito por um endereço eletrônico desconhecido e sem a programação do evento fez com que Moraes solicitasse mais informações à equipe de advogados de Bolsonaro

A defesa do ex-presidente havia pedido a liberação de seu passaporte, alegando que Bolsonaro foi “honrado ao receber, diretamente do Comitê de Posse Presidencial, convite formal” para participar das solenidades de posse nos EUA.

Nesta quinta-feira, a quatro dias da cerimônia, o ministro Alexandre de Moraes negou a devolução do passaporte, apreendido desde fevereiro de 2024, quando o ex-presidente foi alvo da Operação Tempus Veritatis, deflagrada pela Polícia Federal para investigar uma tentativa de golpe de Estado em 2022.

A decisão do ministro segue o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que não viu “interesse público” que justificasse a flexibilização da restrição imposta ao ex-chefe do Executivo.

Bolsonaro afirmou que a mulher dele, Michelle Bolsonaro, vai representá-lo e receberá “um tratamento bastante especial” devido à “consideração” e à “amizade construída durante dois anos” entre ele e o presidente norte-americano eleito.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Manaus

Carro é engolido por cratera no Vieiralves e expõe falha em rede subterrânea da Águas de Manaus

Seminf aponta vazamento em rede de água como causa do afundamento; caso gerou prejuízos ao proprietário do veículo.

há 8 minutos

Polícia

Homem é perseguido e baleado após ser apontado como suspeito de assaltos na Zona Leste de Manaus

Testemunhas relataram que a vítima teria sido acusada de cometer roubos na região antes de ser atingida por disparos na Avenida Cosme Ferreira.

há 28 minutos

Brasil

Itaú é condenado a indenizar milhares de funcionários por suposta fraude trabalhista

Decisões judiciais reconheceram irregularidades em contratações ligadas à Luizacred, parceria entre o banco e a Magazine Luiza.

há 37 minutos

Polícia

Dupla em motocicleta assalta casal em bar no bairro Parque Dez, em Manaus

Câmeras de vigilância registraram a ação dos criminosos, que renderam as vítimas e fugiram após roubar celulares e outros pertences.

há 55 minutos

Veja Mais

Homem é baleado com três tiros após suposta tentativa de assalto na Zona Leste de Manaus

Testemunhas afirmam que vítima seria suspeita de roubos na região; autores dos disparos fugiram do local.

há 1 hora