A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

MP investiga irregularidades em asfaltamento contratado pela prefeitura de Coari

A ação busca justificativa para a não conclusão da obra dentro do prazo estabelecido em contrato.

Por Jonas Souza

20/01/2025 às 16:39

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Coari, instaurou o inquérito civil nº 245.2022.000009 com o objetivo de apurar denúncias de supostas irregularidades na execução e conclusão do serviço de obras de asfaltamento da estrada que liga a comunidade de Mamiá, por parte da empresa contratada pela prefeitura local.

PUBLICIDADE

A portaria inicialmente foi instaurada para acompanhar a fiscalização de uma Notícia de Fato, no final do ano de 2022, que motivou uma inspeção da Promotoria de Justiça no local. Na ocasião, foi constatado que o asfaltamento estava mal concluído, mesmo as obras tendo sido orçadas em alto valor monetário. Isso, conforme a promotoria, contraria o artigo 37 da Constituição Federal (CF), que determina a administração pública obedecer aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Ainda segundo o artigo 37 da CF, o §5º determina que a lei deve estabelecer os prazos de prescrição para ilícitos praticados por qualquer agente, servidor ou não, que causem prejuízos ao erário público em ato doloso tipificado na Lei de Improbidade Administrativa.

O promotor de Justiça Bruno Escórcio Cerqueira Barros, titular da comarca e autor da ação, utilizou como argumento a Lei Federal das Licitações nº 14.133/2021, que determina que os contratos públicos deverão ser executados fielmente entre as partes, com as cláusulas e normas afixadas mencionando as consequências que poderão ser aplicadas em casos de ausência de execução total ou parcial.

No despacho, o promotor requereu que a Prefeitura Municipal de Coari e a empresa contratada responsável pela obra informem, de maneira detalhada e no prazo máximo de 30 dias, sobre a licitação e o contrato assinado para a realização da manutenção da via, a entidade bancária envolvida no financiamento, além da justificativa da não conclusão da obra e a perspectiva da conclusão e entrega à população.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Parintins

Festa dos Visitantes 2026 abre reserva on-line de pulseiras neste sábado

Interessados deverão fazer cadastro pela internet e trocar a reserva por alimentos no dia do evento

há 36 minutos

Brasil

Extradição de Eduardo Bolsonaro gera tensão diplomática e pode colocar STF e governo Lula diante de novo revés internacional

Condenado pelo Supremo, ex-deputado vive nos Estados Unidos e eventual pedido de extradição pode enfrentar obstáculos jurídicos e políticos.

há 7 horas

Política

Comitê Anticorrupção cobra transparência e pede acesso a processo de cassação do vereador Rosinaldo Bual na Câmara de Manaus

Entidade quer acompanhar tramitação de representação apresentada após prisão do parlamentar em investigação sobre suposto esquema de rachadinha.

há 7 horas

Manaus

Guarda Municipal prende suspeito de tráfico e resgata gavião ferido em ações durante a madrugada em Manaus

Ações ocorreram nas zonas Leste e Norte da capital e envolveram combate ao tráfico de drogas e proteção da fauna silvestre.

há 8 horas

Esporte

Brasil vence o Haiti por 3 a 0, tem dois gols anulados e encaminha classificação na Copa do Mundo

Seleção Brasileira controlou a partida do início ao fim, marcou três vezes e ainda teve dois gols anulados pela arbitragem.

há 8 horas