A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Senador Plínio Valério cogita deixar PSDB em possível fusão com PSD de Omar Aziz

Segundo Plínio, a incorporação poderia diluir a identidade do PSDB dentro do novo arranjo partidário.

Por Jonas Souza

21/01/2025 às 16:13 - Atualizado em 22/01/2025 às 13:21


Notícias de Política – O senador Plínio Valério, único representante do PSDB no Senado Federal, manifestou sua intenção de deixar o partido caso a fusão ou incorporação com o PSD seja concretizada. A declaração foi dada em entrevista ao jornalista Ricardo Chaves, da BandNews Difusora FM.

PUBLICIDADE

Classificando a fusão como “perigosa” para o futuro da legenda tucana, Plínio destacou que a disparidade entre as bancadas das duas siglas é uma das principais razões de sua preocupação. Atualmente, enquanto o PSDB conta apenas com ele no Senado, o PSD possui uma bancada de 15 senadores, liderados pelo também amazonense Omar Aziz. Segundo Plínio, a incorporação poderia diluir a identidade do PSDB dentro do novo arranjo partidário.

“É perigoso para o PSDB. Estamos falando de uma desproporção enorme entre as bancadas. Além disso, o PSD tem um claro alinhamento com o governo Lula (PT), o que torna ainda mais difícil para mim me encaixar em um partido com essa posição,” afirmou o parlamentar.

Apesar das críticas, Plínio fez questão de reforçar sua boa relação com Omar Aziz, a quem chamou de amigo. No entanto, ele deixou claro que não acredita ser compatível com a estrutura e as diretrizes do PSD, caso a fusão avance. “Tenho respeito e amizade pelo Omar, mas não me vejo nesse cenário que está se desenhando,” pontuou.

O senador também revelou que vem acompanhando de perto as negociações entre as siglas e mantendo conversas com o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo. Segundo Plínio, o partido está realizando consultas internas com suas bancadas na Câmara dos Deputados e no Senado para avaliar os impactos da fusão. Ele afirmou que aguardará a definição do cenário antes de tomar uma decisão definitiva sobre sua permanência ou não no PSDB.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Brasil

Extradição de Eduardo Bolsonaro gera tensão diplomática e pode colocar STF e governo Lula diante de novo revés internacional

Condenado pelo Supremo, ex-deputado vive nos Estados Unidos e eventual pedido de extradição pode enfrentar obstáculos jurídicos e políticos.

há 6 horas

Política

Comitê Anticorrupção cobra transparência e pede acesso a processo de cassação do vereador Rosinaldo Bual na Câmara de Manaus

Entidade quer acompanhar tramitação de representação apresentada após prisão do parlamentar em investigação sobre suposto esquema de rachadinha.

há 6 horas

Manaus

Guarda Municipal prende suspeito de tráfico e resgata gavião ferido em ações durante a madrugada em Manaus

Ações ocorreram nas zonas Leste e Norte da capital e envolveram combate ao tráfico de drogas e proteção da fauna silvestre.

há 7 horas

Esporte

Brasil vence o Haiti por 3 a 0, tem dois gols anulados e encaminha classificação na Copa do Mundo

Seleção Brasileira controlou a partida do início ao fim, marcou três vezes e ainda teve dois gols anulados pela arbitragem.

há 8 horas

Manaus

Torcedores lotam Rua da Copa no Alvorada para acompanhar jogo da Seleção Brasileira em Manaus

Espaço tradicional da capital amazonense reuniu centenas de pessoas para acompanhar a partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo.

há 8 horas