Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Gestores já podem enviar Prestação de Contas Anual de 2024 ao TCE-AM

O prazo final para entrega é 31 de março de 2025.

Por Jonas Souza

28/01/2025 às 15:20

Notícias do Amazonas – A partir desta terça-feira (28), os gestores de órgãos públicos jurisdicionados ao Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) já podem enviar a Prestação de Contas Anual (PCA) referente ao exercício de 2024. O prazo final para entrega é 31 de março de 2025, e o procedimento deve ser realizado exclusivamente pelo Domicílio Eletrônico de Contas (DEC), disponível em dec.tce.am.gov.br.

PUBLICIDADE

A PCA é um dos principais instrumentos de transparência e fiscalização da gestão pública. Por meio dela, os responsáveis pela administração dos órgãos públicos prestam contas da legalidade, legitimidade e economicidade da aplicação dos recursos públicos. O objetivo é garantir que os orçamentos tenham sido utilizados de forma funcional e dentro do programa de trabalho estabelecido.

A conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, reforçou a importância do cumprimento dessa obrigação constitucional. “A prestação de contas não é apenas uma exigência legal, mas um compromisso com a transparência e o respeito ao dinheiro público. Por meio desse processo, o Tribunal garante que os recursos sejam aplicados de forma eficiente e responsável”.

Quem deve prestar contas

A obrigação alcança órgãos da administração pública direta e indireta, além de fundos especiais, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista das esferas estadual e municipal. Governos e prefeituras também devem cumprir o prazo. No caso do Amazonas, o governador do Estado e o prefeito de Manaus tem as prestações de contas apreciadas em sessões específicas do Tribunal Pleno.

A não entrega da PCA dentro do prazo pode acarretar penalidades aos gestores responsáveis, incluindo a instauração de uma Tomada de Contas Especial. Esse procedimento administrativo é utilizado em casos de ausência da prestação de contas ou quando há suspeita de irregularidades, como desvio de recursos públicos.

PUBLICIDADE

Transição de gestões municipais

Com o início de novas administrações em diversos municípios do Amazonas após as eleições de 2024, as prefeituras terão que entregar a PCA referente à gestão anterior. Dos 61 municípios do interior do Estado, 38 contam com novos prefeitos em 2025. Para assegurar a continuidade e transparência na transmissão das informações, o TCE-AM reforçou a Resolução nº 11/2016-TCE/AM, que regula os procedimentos para a transição de mandatos.

Em 2024, o Tribunal lançou uma campanha informativa voltada aos prefeitos e suas equipes, orientando sobre a obrigatoriedade de seguir a norma e garantindo que as Comissões de Transição Municipais fornecessem aos novos gestores acesso a documentos financeiros, fiscais e administrativos essenciais.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Amazonas

Cetam abre 25,9 mil vagas para cursos gratuitos EaD

Oportunidades são para 26 cursos de qualificação profissional gratuitos, com inscrições on-line nos dias 14 e 15 de julho.

há 14 segundos

Brasil

Publicitário Thiago Miranda anuncia fim da agência Mithi após operação da Polícia Federal

Investigado pela PF no chamado “escândalo Master”, empresário afirma que encerramento da agência ocorre após 10 anos de atuação

há 9 minutos

Amazonas

MP-AM investiga falta de transporte escolar para alunos da zona rural de Guajará

Inquérito Civil apura possível deficiência no transporte escolar de estudantes do Ramal dos Carobas, incluindo crianças com deficiência.

há 15 minutos

Brasil

STJ decide que furto de bilhete premiado de R$ 29 milhões da Mega-Sena é crime contra lotérica

Superior Tribunal de Justiça manteve o processo na Justiça estadual ao entender que o prejuízo imediato foi da casa lotérica, que detinha a posse do bilhete premiado.

há 41 minutos

Brasil

Bolsonaro repete estratégia usada por Lula em 2018, mas Flávio é punido por divulgar carta

Divulgação da carta levou o STF a suspender as visitas de Flávio Bolsonaro ao ex-presidente por 90 dias.

há 44 minutos