Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Câmara de Santo Antônio do Içá é o primeiro órgão público a prestar contas ao TCE-AM

A Prestação de Contas Anual é um dos instrumentos essenciais para a transparência e fiscalização da gestão pública.

Por Jonas Souza

29/01/2025 às 17:47

Notícias do Amazonas – A Câmara Municipal de Santo Antônio do Içá (a 879 km de Manaus) foi o primeiro órgão a encaminhar a Prestação de Contas Anual (PCA) referente ao exercício financeiro de 2024 ao Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). O envio foi realizado nesta quarta-feira (29), pelo sistema Domicílio Eletrônico de Contas (DEC), plataforma oficial utilizada para o cumprimento dessa obrigação constitucional.

PUBLICIDADE

A PCA é um dos instrumentos essenciais para a transparência e fiscalização da gestão pública, permitindo que os administradores públicos demonstrem a regularidade da aplicação dos recursos financeiros.

O prazo para a entrega do documento já está aberto e segue até o dia 31 de março de 2025, sendo obrigatório para todos os órgãos da administração direta e indireta, incluindo fundos especiais, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista das esferas estadual e municipal.

Conforme a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, ao antecipar o envio da PCA, a Câmara Municipal de Santo Antônio do Içá demonstra compromisso com a gestão pública responsável e com os princípios de transparência. “A entrega tempestiva da prestação de contas representa um sinal positivo de que os gestores estão atentos às suas obrigações legais e à boa administração dos recursos públicos”, disse.

A não entrega da PCA dentro do prazo pode acarretar sanções aos gestores, incluindo a instauração de uma Tomada de Contas Especial, procedimento administrativo que investiga casos de omissão ou indícios de irregularidades na gestão financeira pública.

Com a abertura do prazo para a prestação de contas, o TCE-AM segue monitorando o envio das documentações por parte dos demais órgãos jurisdicionados. A expectativa é que, nos próximos meses, mais entidades encaminhem seus relatórios, assegurando a transparência e a fiscalização dos gastos públicos em todo o estado do Amazonas.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

Flávio Bolsonaro critica decisão de Moraes e afirma que STF tenta “interferir nas eleições”

Senador classificou como “desproporcional” a suspensão de visitas ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

há 8 minutos

Manaus

Mãe de Ruan Silveira diz que ainda não conseguiu assistir ao vídeo do caso e afirma que pretende perdoar os envolvidos

Enquanto isso, homenagens e manifestações de solidariedade continuam sendo compartilhadas por amigos, colegas de profissão e pessoas sensibilizadas com a história de Ruan.

há 26 minutos

Brasil

Aliados dizem que Bolsonaro é o único preso da história impedido até de escrever cartas e relembram que Lula tinha esse direito na cadeia

Decisão de Alexandre de Moraes suspendeu visitas de Flávio Bolsonaro por 90 dias ao pai.

há 46 minutos

Amazonas

Rio Negro entra em vazante em Manaus, mas nível segue dentro da normalidade, diz especialista

Monitoramento aponta queda média de dois centímetros por dia desde o início de julho.

há 1 hora

Manaus

Bar do Armando diz que não pode mais reverter despejo e pede apoio da população de Manaus

Após esgotar os recursos na Justiça, representantes do tradicional Bar do Armando afirmam que a permanência no imóvel depende agora da mobilização da sociedade amazonense.

há 1 hora