A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Esporte

Jorge Martín é o primeiro autista campeão da MotoGP

O espanhol, já revelou publicamente em entrevista ser autista nível 1 de suporte.

Por Natan AMPOST

05/02/2025 às 16:46 - Atualizado em 05/02/2025 às 16:49

No final da temporada de 2024, Jorge Martin, de 27 anos, escreveu seu nome na história do motociclismo ao se tornar o primeiro piloto autista a conquistar o título mundial da MotoGP. O espanhol, que já revelou publicamente ser autista nível 1 de suporte, demonstrou que sua condição é um diferencial dentro das pistas, destacando-se por sua capacidade de hiperfoco e concentração extraordinária.

PUBLICIDADE

A conquista também é marcante por ter sido obtida por uma equipe satélite, um feito que não acontecia desde 2001, quando a lenda do motociclismo Valentino Rossi venceu o campeonato pela Nastro Azzurro.

Com esse triunfo, Martin quebra uma seca de títulos para a Espanha, que não via um campeão desde Joan Mir em 2020. O país dominou a MotoGP por quase uma década, com pilotos como Jorge Lorenzo, Marc Márquez e Mir, mas vinha enfrentando dificuldades nos últimos anos. Agora, com Martin no topo do pódio, a Espanha volta a ter um representante no ponto mais alto do motociclismo mundial.

O caminho até o título foi desafiador, com disputas acirradas contra pilotos experientes e equipes de ponta. No entanto, a precisão e a consistência de Martin se destacaram ao longo da temporada, consolidando seu lugar na elite do esporte.

Sua história inspira não apenas apaixonados por motociclismo, mas também pessoas dentro do espectro autista que enxergam nele um exemplo de superação e sucesso. O campeão reforça a ideia de que o autismo não é uma barreira para conquistas extraordinárias, mas sim uma característica que pode potencializar habilidades e talentos.

Com um futuro promissor pela frente, Jorge Martin segue consolidando sua trajetória como um dos grandes nomes da MotoGP, quebrando paradigmas e inspirando gerações.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Manaus

Motociclista morre em Manaus após passar dias internado por acidente em Itacoatiara

Davy Leite de Oliveira ficou internado em Manaus após sofrer graves ferimentos em uma colisão registrada no bairro Novo Horizonte.

há 15 minutos

Manaus

Dupla em motocicleta é arremessada após forte colisão em cruzamento de Manaus

Imagens mostram o momento em que os veículos se encontram em um cruzamento e os ocupantes da motocicleta são lançados ao chão.

há 32 minutos

Esporte

Domingo de amistosos internacionais reúne seleções da Europa, África e Américas

Programação reúne partidas na Europa, África do Sul e Estados Unidos, com equipes em preparação para futuros desafios internacionais.

há 1 hora

Manaus

Operação de monitoramento garante trânsito organizado durante a Marcha para Jesus em Manaus

Ação coordenada pela Prefeitura de Manaus utilizou câmeras e monitoramento em tempo real para garantir segurança e mobilidade durante o evento.

há 2 horas

Brasil

CNJ arquiva investigação contra desembargador suspeito de vender decisão em troca de quadriciclo

Entidade afirma que adotou medidas disciplinares contra advogados investigados e rejeita acusações de atuação corporativista feitas pelo corregedor nacional de Justiça.

há 2 horas