Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Adolescente membro de comunidade virtual é apreendido após atear fogo em homem em situação de rua e transmitir crime em live

O jovem, usou dois coquetéis molotov para agredir a vítima enquanto ela dormia.

Por Natan AMPOST

21/02/2025 às 14:03

  • Um adolescente de 17 anos foi apreendido após atacar um homem em situação de rua com coquetéis molotov no Rio de Janeiro e transmitir o crime ao vivo pelo Discord.
  • A polícia encontrou arquivos de abuso sexual infantil no celular do jovem, que fazia parte de grupos online com conteúdos extremistas e recebeu incentivo financeiro para cometer o ataque.
  • O adolescente participava de comunidades virtuais de crimes de ódio, incluindo grupos neonazistas, e a investigação envolveu a Delegacia de Crimes Cibernéticos devido à gravidade e ao planejamento do ataque.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Nessa quinta-feira, 20, um adolescente de 17 anos foi apreendido após cometer um ataque violento contra um homem em situação de rua na calçada do Pechincha, Zona Oeste do Rio. O jovem, que usou dois coquetéis molotov para agredir a vítima enquanto dormia, transmitiu o ato cruel ao vivo por meio do Discord, aplicativo de troca de mensagens populares entre jovens e utilizado também para a propagação de conteúdos perturbadores e crimes de ódio.

PUBLICIDADE

O ataque, filmado em tempo real, foi o estopim para a investigação, que começou a ser conduzido pela Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (Dcav), após a divulgação do vídeo nas redes sociais. A polícia agiu rapidamente, rastreando o material digital, e o vídeo chegou até a família do agressor. Foi então que a avó e a irmã do jovem consideraram o adolescente nas imagens e procuraram a delegacia.

Durante a apreensão, os agentes encontraram no celular do adolescente arquivos relacionados ao abuso sexual infantil. No contexto das investigações, o delegado responsável revelou que o ataque ao morador de rua foi parte de um “desafio” impulsionado pelo desejo de se vangloriar diante de outros membros de uma comunidade virtual. A motivação seria a recompensa financeira de R$ 2 mil oferecida por uma pessoa ainda não identificada.

Além disso, as investigações indicaram que o adolescente fazia parte de grupos online com conteúdos extremistas. “Ele se inseriu em comunidades de crimes de ódio, incluindo grupos neonazistas, e seu codinome em uma dessas plataformas era ‘Eu odeio favela’”, explicou o delegado, ressaltando a conexão entre o ato de violência e os ideais de ódio propagados nessas redes.

A Delegacia de Crimes Cibernéticos do Ministério da Justiça também foi acionada para auxiliar na operação. De acordo com as informações iniciais, o jovem tinha participado de um grupo online no Discord onde o ataque foi transmitido ao vivo, com a participação de 141 pessoas.

PUBLICIDADE

O Discord, um aplicativo amplamente utilizado por jovens, tem sido cada vez mais associado a práticas criminosas, como a propagação de discursos de ódio, e no caso deste ataque, foi um canal para o impulso do comportamento violento.

A investigação também descobriu que o adolescente estava com materiais usados ​​durante o crime, como toucas, máscaras e luvas, além de uma faca, que reforçam a frieza e o planejamento do ataque.

A busca pela motivação do crime revelou ainda mais aspectos perturbadores do comportamento do jovem, como o envolvimento em grupos com discursos extremistas e de intolerância.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Caramelo folião

VÍDEO: Cachorro invade Festival Folclórico e tenta ‘sarrar’ dançarino em Manaus

Animal apareceu no meio da apresentação, arrancou gargalhadas do público e viralizou nas redes sociais com a participação inesperada.

há 15 minutos

Luto em Maués

Jovem atropelado a caminho do trabalho morre após lutar pela vida em Manaus

Josiel Pinheiro Afonso foi atingido por uma motocicleta na Estrada dos Morais, em Maués, chegou a ser transferido em UTI aérea, mas não resistiu aos ferimentos.

há 28 minutos

Apelo da família

Pai faz apelo para trazer corpo de amazonense morta a facadas pelo ex na Espanha: ‘Enterrar em Manaus’

Camila Kellem, de 34 anos, foi morta a facadas em Barcelona. Em vídeo emocionado, o pai pede ajuda para custear o traslado do corpo e das duas crianças para o Amazonas.

há 59 minutos

Mundo

Justiça da Bolívia manda prender Evo Morales por suposta liderança em protestos que paralisaram o país

Ex-presidente é investigado por suposto envolvimento em bloqueios de rodovias e pode responder por crimes como terrorismo e levante armado; Evo nega as acusações e fala em perseguição política.

há 1 hora

Mundo

Amazonense morta a facadas pelo ex na Espanha planejava voltar ao Brasil após separação

Camila Kellem, de 34 anos, estava em processo de separação para recomeçar a vida no Amazonas; o autor do feminicídio foi preso pela polícia da Catalunha.

há 1 hora