Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Prefeitura de Autazes gasta quase meio milhão em materiais de higiene e limpeza por apenas três meses de contrato

A contratação se fundamenta no artigo 105 da Lei n° 14.133, de 2021, que prevê a dispensa de licitação em casos de emergência.

Por Wanderson Feitoza

25/02/2025 às 15:47 - Atualizado em 25/02/2025 às 16:50

Foto: Reprodução

A Prefeitura Municipal de Autazes, no Amazonas, recentemente publicou no Diário Oficial dos Municípios do Amazonas um contrato de aquisição emergencial de materiais de higiene, limpeza e de copa e cozinha, com valor global de R$ 497.825,00 (quatrocentos e noventa e sete mil oitocentos e vinte e cinco reais). O contrato foi firmado com a empresa M Marreira Barbosa LTDA (CNPJ: 18.234.973/0001-50) e possui um prazo de vigência de apenas três meses.

PUBLICIDADE

Foto: Reprodução

Dispensa de licitação

A contratação se fundamenta no artigo 105 da Lei n° 14.133, de 2021, que prevê a dispensa de licitação em casos de emergência. No entanto, o valor elevado destinado a um período tão curto de tempo tem gerado questionamentos entre os munícipes e especialistas em gestão pública.

A distribuição das dotações orçamentárias abrange várias unidades administrativas, incluindo o Gabinete do Prefeito, a Secretaria de Assistência Social, a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e os Fundos Municipais de Saúde e Educação. Ainda que a necessidade de suprir demandas emergenciais seja compreensível, o montante gasto levanta preocupações sobre a eficiência do uso dos recursos públicos e a transparência dos processos de compra.

O prefeito José Thomé Neto, responsável pela assinatura do contrato em 27 de janeiro de 2025, ainda não se pronunciou publicamente sobre os critérios que justificaram o valor contratado.

A reportagem do portal AM Post tentou contato com Prefeitura de Autazes, contudo, até o fechamento desta matéria, não obteve resposta, mas deixamos espaço para manifestação

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

URGENTE: MPAM deflagra operação contra agiotagem e cumpre mandados de prisão em Manaus

Ação do Gaeco ocorre na capital amazonense e inclui mandados de prisão e de busca e apreensão.

há 17 minutos

Manaus

Motociclista morre após colisão com carro na Avenida das Flores, em Manaus

Segundo a Polícia Militar, vítima teria atravessado o canteiro central em local irregular antes da batida; caso será investigado.

há 29 minutos

Amazonas

Carro capota em área alagada às margens da AM-010 e casal escapa sem ferimentos em Itacoatiara

Motorista afirmou que a direção do veículo travou antes do acidente; automóvel ficou parcialmente submerso e precisou ser removido por guincho.

há 46 minutos

Manaus

Cinco bairros de Manaus e a zona rural terão interrupção no fornecimento de energia nesta terça-feira

Trabalhos de manutenção preventiva da concessionária afetam Parque Dez, Centro, São Raimundo, Cachoeirinha e localidades do Ramal Água Branca nesta terça-feira (28).

há 1 hora

Polícia

O que se sabe sobre a morte do investigador da Polícia Civil durante operação contra o tráfico em Manaus

Investigador do Denarc foi baleado durante confronto no bairro Alvorada; operação resultou em prisões, apreensão de drogas e morte de um suspeito.

há 9 horas