Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Polícia Federal deflagra operação contra fraudes bancárias

Segundo a PF, a organização criminosa era formada por diversos estelionatários.

Por Jonas Souza

19/03/2025 às 20:01

Notícias de Polícia  – Na manhã desta quarta-feira, 19, a Polícia Federal (PF) iniciou uma operação em Belém, visando desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes bancárias, com foco na Caixa Econômica Federal. A ação resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão na capital paraense, com o objetivo de apreender documentos e provas que comprovem as atividades ilícitas realizadas pelo grupo.

PUBLICIDADE

Segundo a PF, a organização criminosa era formada por diversos estelionatários que utilizavam documentos falsificados para realizar movimentações financeiras ilegais. O esquema envolvia a falsificação de contas bancárias e documentos de terceiros, permitindo que os criminosos se passassem pelas próprias vítimas. Com isso, saques e transferências ilegais eram efetuados, resultando em prejuízos tanto para a Caixa Econômica Federal quanto para pessoas físicas. O valor total desviado ainda não foi informado pelas autoridades, mas estima-se que os danos sejam consideráveis.

A investigação revelou que os integrantes da organização atuavam de forma estruturada, utilizando técnicas para dificultar a identificação e o rastreamento dos recursos ilícitos. Além disso, foram identificados vários intermediários e beneficiários diretos que ajudavam na execução do esquema, o que dificultou a ação das autoridades por um período. O objetivo da operação da PF é seguir com as investigações para identificar todos os membros da organização e recuperar os valores que foram retirados de forma indevida.

De acordo com a Polícia Federal, a operação não se limita aos mandados cumpridos em Belém, e novas ações estão previstas para identificar a extensão da rede criminosa e os envolvidos. As investigações continuam em andamento, com o foco na localização e responsabilização dos criminosos.

Os investigados poderão ser processados pelos crimes de estelionato majorado, falsificação de documentos e organização criminosa. Caso sejam condenados, as penas podem ultrapassar dez anos de reclusão, o que demonstra a gravidade dos delitos cometidos pelo grupo. A PF alerta que, com a continuidade da operação, mais prisões e apreensões podem ser realizadas nas próximas semanas, à medida que novos envolvidos forem identificados.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Decisão do STF

Moraes dá 48 horas para Bolsonaro explicar uso de vídeo com IA em convenção do PL

Ministro quer saber se ex-presidente autorizou o uso de sua imagem e voz em conteúdo exibido durante evento partidário; decisão pode ter reflexos judiciais e eleitorais.

há 13 minutos

PRINCÍPIO DE INCÊNDIO

Botijão de gás pega fogo dentro de apartamento e assusta moradores na Zona Norte de Manaus

Vizinhos arrombaram imóvel após sentirem cheiro de vazamento e usaram extintores para apagar chamas em botija de gás nesta terça-feira (28); ninguém ficou ferido.

há 15 minutos

Sigilo de 100 anos

“O povo não deve saber?”: Governo impõe sigilo de 100 anos sobre visitas recebidas por Daniel Vorcaro na Polícia Federal

Ministério da Justiça negou acesso aos registros com base na proteção de dados pessoais; decisão reacende debate sobre transparência pública.

há 51 minutos

Corrente do bem

Após viralizar ao implorar por celular roubado, jovem ganha aparelho novo com ajuda de internautas em Manaus

Campanha organizada nas redes sociais arrecadou doações por Pix e garantiu um novo celular ao rapaz, que emocionou o país ao dizer que ainda estava pagando o aparelho levado por criminosos.

há 1 hora

Operação da PF

PF aciona Interpol para localizar patrimônio de Daniel Vorcaro no exterior

Pedido foi autorizado pelo ministro André Mendonça, do STF, e faz parte da investigação sobre supostos crimes financeiros envolvendo o Banco Master.

há 2 horas