Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Defensora pública morre após complicações com DIU; caso está sob investigação

A médica que realizou o procedimento afirma que não se considera culpada pela morte.

Por Hugo Guimarães

27/03/2025 às 08:25 - Atualizado em 27/03/2025 às 08:26

Notícias do Brasil A defensora pública Geana Aline de Souza, de 39 anos, faleceu na noite desta terça-feira (25) em Boa Vista, vítima de uma infecção generalizada após a tentativa de colocação de um Dispositivo Intrauterino (DIU). O caso está sendo investigado pelo Ministério Público de Roraima (MPRR) e pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) para apurar possíveis falhas no procedimento ou no atendimento médico.

PUBLICIDADE

Segundo relatos da família, Geana começou a apresentar febre e dores abdominais cerca de uma semana após a inserção do DIU. Diante do agravamento dos sintomas, ela foi internada no hospital privado Ville Roy, onde os médicos diagnosticaram um quadro de choque séptico, decorrente de um abdômen agudo perfurativo de origem ginecológica. Conforme a unidade de saúde, a defensora chegou ao hospital em estado “gravíssimo”, apresentando também insuficiência renal, hepática e circulatória. Apesar de passar por uma cirurgia de emergência e ser internada na UTI, seu estado piorou rapidamente, levando ao óbito às 22h50.

A médica Mayra Suzanne Garcia Valladão, responsável pelo procedimento, afirmou que a morte não tem relação com seu atendimento, destacando que todas as medidas necessárias foram tomadas. Ainda assim, o caso gerou preocupação sobre as condições do procedimento e o acompanhamento pós-operatório de pacientes submetidas à inserção do DIU.

Geana atuava como defensora pública desde 2017 e era presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Roraima (ADPER). Seu trabalho era voltado para a vara de execução penal, e sua morte causou grande comoção entre colegas e amigos. A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) emitiu uma nota lamentando seu falecimento e prestando solidariedade à família.

PUBLICIDADE

O DIU é amplamente utilizado como método contraceptivo de longa duração e é considerado seguro pela maioria dos especialistas. No entanto, ele não está isento de riscos, como perfuração uterina, infecções e rejeição pelo organismo. Mulheres que optam pelo uso do DIU devem ser orientadas sobre os sintomas de possíveis complicações, como dores intensas, febre persistente e sangramentos anormais, buscando assistência médica imediata caso ocorram alterações no quadro de saúde. A segurança do procedimento depende tanto de uma avaliação prévia detalhada quanto de um acompanhamento médico adequado após a inserção do dispositivo.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Manaus

Incêndio de grandes proporções atinge área de vegetação e espalha fumaça no Dom Pedro, em Manaus

Fogo começou pela manhã e permaneceu ativo durante a noite; moradores relataram fuligem em diferentes pontos da região

há 16 minutos

Mundo

Pai de Lionel Messi morre aos 68 anos após longo período enfrentando doença

Jorge Horácio Messi estava internado em uma clínica de Rosário, na Argentina; família nunca revelou qual era a enfermidade.

há 1 hora

Manaus

Menina de 2 anos é hospitalizada com perna fraturada e família levanta suspeita de agressão em Manaus

Parentes afirmam que criança já teria apresentado outros sinais de violência e apontam a própria mãe como suspeita; caso ainda não foi confirmado pela polícia.

há 1 hora

Brasil

Eduardo Bolsonaro critica vacinação obrigatória de crianças

Ex-deputado afirmou que assinou declaração para isentar a filha da vacinação e disse que o Brasil deveria adotar uma política semelhante à do estado americano.

há 2 horas

Brasil

Patrimônio de Nikolas Ferreira cresce mais de 10 mil% em quatro anos, diz TSE

Deputado federal declarou R$ 3,8 milhões em bens em 2026, contra R$ 36,8 mil informados à Justiça Eleitoral em 2022.

há 2 horas