Aneel anuncia que mês de abril terá bandeira tarifária verde
Em abril, será o quinto mês consecutivo que a bandeira verde é acionada.
- Foto: Reprodução
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira, 28, a bandeira tarifária verde para o mês de abril, sem custo adicional na tarifa de energia. O regulador aponta que apesar da transição do período chuvoso para o seco, a geração de usinas hidroelétricas continua em níveis estáveis.
PUBLICIDADE
Para o mês de maio, até a semana passada, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) projetava bandeira tarifária amarela em todos os quatro cenários avaliados.
O Broadcast Energia (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) havia mostrado que a piora nas expectativas de chuvas fizeram com que a possibilidade de acionamento da bandeira tarifária amarela fosse projetada em modelos matemáticos dos especialistas que acompanham o tema.
Em abril, será o quinto mês consecutivo que a bandeira verde é acionada. Com a seca histórica no segundo semestre de 2024, a Aneel havia acionado a bandeira tarifária vermelha patamar 1º em setembro – pela primeira vez em mais de três anos.
Além do risco hidrológico (GSF), outro gatilho para o acionamento da bandeira mais cara no ano passado foi o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) – valor calculado para a energia a ser produzida em determinado período.
Mês a mês o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) considera o custo variável da produção de energia, como a disponibilidade de recursos hídricos, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras. A arrecadação via bandeira tarifária paga os custos adicionais.

Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






