A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

PGR pede prisão preventiva de Leo Índio, sobrinho de Bolsonaro

Ministro Alexandre de Moraes vai analisar o pedido.

02/04/2025 às 09:20

Notícias do Brasil – O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu nesta terça-feira (1°) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão de Leonardo Rodrigues de Jesus, sobrinho do ex-presidente Jair Bolsonaro. O pedido será analisado pelo ministro Alexandre de Moraes.

PUBLICIDADE

Léo Índio, como é conhecido, fugiu para a Argentina após virar réu no Supremo pelo envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O julgamento foi realizado no mês passado pela Primeira Turma da Corte.

Na manifestação enviada ao STF, Gonet afirmou que o sobrinho de Bolsonaro violou as medidas cautelares que deveria cumprir ao responder ao processo em liberdade.

“Ao se evadir para a Argentina, Leonardo Rodrigues de Jesus deliberadamente descumpriu medida cautelar alternativa à prisão, a evidenciar sua insuficiência, o descaso com a aplicação da lei penal e desrespeito às decisões emanadas pelo Supremo Tribunal Federal”, afirmou o procurador.

Na semana passada, Léo Índio deu uma entrevista para a Rádio Massa FM, de Cascavel (PR), e confirmou que está no país vizinho há 20 dias porque tem medo de ser preso.

PUBLICIDADE

Conforme a acusação, ele participou dos atos de 8 de janeiro e fez publicações nas redes sociais durante as invasões.

Com a decisão que o tornou réu, o sobrinho de Bolsonaro vai responder pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, deterioração de patrimônio tombado da União.

Durante o julgamento da denúncia, a defesa negou que Léo Índio tenha cometido crimes e defendeu a rejeição da denúncia. Na semana passada, os advogados confirmaram a fuga.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Manaus

Carro capota em ladeira no Parque das Nações durante subida em Manaus

Motorista perdeu o controle do veículo na rua Dinamarca; estado de saúde do condutor ainda é desconhecido.

há 21 minutos

Polícia

Homem preso por invadir residência e tentar estuprar mulher é liberado horas depois em Manaus

Família denuncia que homem armado invadiu residência, tentou atacar moradora e foi solto mesmo após ser identificado por imagens de segurança.

há 25 minutos

Manaus

Movimentação suspeita no T3 chama atenção de passageiros e repercute nas redes sociais

Imagens registradas por câmeras de segurança mostram aproximação entre passageiros e geram debate sobre possíveis tentativas de furto no terminal.

há 43 minutos

Manaus

Carro é engolido por cratera no Vieiralves e expõe falha em rede subterrânea da Águas de Manaus

Seminf aponta vazamento em rede de água como causa do afundamento; caso gerou prejuízos ao proprietário do veículo.

há 1 hora

Polícia

Homem é perseguido e baleado após ser apontado como suspeito de assaltos na Zona Leste de Manaus

Testemunhas relataram que a vítima teria sido acusada de cometer roubos na região antes de ser atingida por disparos na Avenida Cosme Ferreira.

há 1 hora