Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Oposição recorre ao STF para soltar presos pelos atos de 8 de Janeiro

O STF tem mantido uma posição firme contra medidas que possam resultar em impunidade.

Por Hugo Guimarães

03/04/2025 às 09:00

Notícias do Brasil O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado Zucco (PL-RS), anunciou nesta quarta-feira (2) a entrada com um habeas corpus coletivo em favor dos presos por envolvimento nos ataques de 8 de Janeiro às sedes dos Três Poderes, em Brasília. O documento será protocolado no Supremo Tribunal Federal (STF) e busca substituir as prisões preventivas pelo recolhimento domiciliar para determinados grupos de detidos.

PUBLICIDADE

De acordo com Zucco, a medida tem como alvo presos que se enquadram em situações específicas, como pessoas com mais de 70 anos, acometidas por doenças graves, mulheres gestantes e indivíduos que sejam responsáveis por filhos menores ou dependentes com deficiência. O parlamentar argumenta que houve violação de direitos fundamentais no processo de detenção em massa realizado após os ataques.

“Desde as ocorrências do dia 8 de janeiro de 2023, incessantemente têm chegado ao conhecimento dos parlamentares federais de oposição denúncias de violações de direitos básicos e fundamentais das pessoas que foram presas”, afirmou Zucco.

O parlamentar também citou o caso de Débora Rodrigues dos Santos, que ficou conhecida por vandalizar a estátua da Justiça com um batom durante os ataques. A mulher teve a prisão preventiva substituída por domiciliar na última sexta-feira (28), por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que seguiu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR). Segundo Zucco, esse mesmo critério deveria ser aplicado a outros detidos.

Paralelamente, o Partido Liberal (PL) segue pressionando pela aprovação de um projeto de lei que prevê anistia aos condenados pelos ataques de 8 de Janeiro. A legenda anunciou estratégias de obstrução nas votações da Câmara dos Deputados para forçar a inclusão da matéria na pauta do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).

O STF tem mantido uma posição firme contra medidas que possam resultar em impunidade aos responsáveis pelos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro, enfatizando a necessidade de punição para garantir a estabilidade institucional do país.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Eleições 2026

Band Amazonas confirma primeiro debate das Eleições 2026 com cinco candidatos ao Governo do Amazonas

Encontro será realizado no dia 9 de agosto e terá transmissão pela TV, rádio, YouTube e Bandplay.

há 3 minutos

Polícia

Suspeito de envolvimento em acidente que matou jovem na Djalma Batista diz não se lembrar da colisão

Homem prestou depoimento à Polícia Civil e alegou possível comprometimento da memória; caso segue sob investigação.

há 11 minutos

Manaus

Carro fica preso na roda de caminhão em avenida da zona Leste de Manaus

Acidente aconteceu na Zona Leste da capital e provocou danos materiais; ninguém ficou ferido.

há 33 minutos

Brasil

Mulher mata marido a facadas após descobrir suposta traição: ‘Não sou corna mansa’

Confronto iniciado após suspeita de traição terminou com ataque no tórax; mulher de 25 anos ligou para o Samu e acabou presa em flagrante pela Brigada Militar.

há 34 minutos

Mundo

Regime de Daniel Ortega cancela eleições e cassa registro de milhares de advogados na Nicarágua

Medidas adotadas pelo governo ampliam críticas internacionais e aumentam preocupações sobre a situação política e institucional do país.

há 1 hora