A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

8 de Janeiro: Zanin e Dino votam com Moraes para condenar pipoqueiro e vendedor de picolé

O STF avalia o caso dos detidos que recusaram o Acordo de Não Persecução Penal proposto pela Procuradoria-Geral da República.

Por Hugo Guimarães

03/04/2025 às 14:30 - Atualizado em 04/04/2025 às 09:54

Notícias do BrasilO Supremo Tribunal Federal (STF) segue com o julgamento dos réus envolvidos nos atos do dia 8 de janeiro de 2023. Os ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino acompanharam o voto do relator, Alexandre de Moraes, para condenar mais seis acusados. Por enquanto, apenas o ministro André Mendonça divergiu. O julgamento ocorre no plenário virtual e tem previsão de conclusão até amanhã.

PUBLICIDADE

O STF analisa a situação de presos que recusaram o Acordo de Não Persecução Penal oferecido pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Entre os casos julgados, estão o de Simone Pereira de Oliveira Lopes, 48 anos, que, segundo a defesa, passou recentemente por uma cirurgia para remoção do útero devido a problemas de saúde. Moraes autorizou a retirada temporária da tornozeleira eletrônica para o procedimento, mas estabeleceu um período de recuperação inferior ao recomendado pelo médico.

Outro réu, Otoniel da Cruz, 45 anos, vendedor de picolés em Porto Seguro (BA), foi a Brasília com a intenção de comercializar seus produtos. A defesa alega que ele não participou diretamente dos atos. Carlos Eifler, 54 anos, vendedor de pipocas gourmet, afirmou que sua intenção era participar de manifestação no dia 9 de janeiro e que não sabia da convocação para o dia 8.

Leia também: Banco Master contratou esposa de Alexandre de Moraes, diz jornal

Além deles, também estão em julgamento Washington Souza, Willian Oliveira e Paulo da Silva. Caso a maioria do STF acompanhe Moraes, os réus serão condenados a um ano de reclusão, substituído por restrição de direitos, pelo crime de associação criminosa, e 20 dias-multa de meio salário mínimo por incitação ao crime. Além disso, terão que cumprir 225 horas de trabalho comunitário, participar do “curso da democracia” da PGR e ficarão proibidos de usar redes sociais, portar armas e viajar para fora do país até a extinção da pena.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

Flávio Bolsonaro afirma que quer mulher como vice em chapa presidencial

Senador afirmou que busca nome feminino para complementar chapa presidencial.

há 36 minutos

Polícia

Corpo esquartejado achado em Manaus seria de suposto abusador de menores

Restos mortais foram localizados por moradores em vala no Distrito Industrial 2 após forte odor na região.

há 39 minutos

Brasil

CCJ pode liberar avanço de PEC que reduz maioridade penal para 16 anos

Relatório afirma que proposta não viola cláusulas pétreas da Constituição.

há 50 minutos

Política

Sikêra Junior volta ao Alerta após sumiço e dá pista sobre futuro político: “Aceitei o convite”

Apresentador voltou ao comando do Alerta e indicou que deve anunciar em breve um novo projeto para 2026.

há 1 hora