A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

YouTuber deixa lata de refrigerante como oferenda em ilha proibida e é preso

O caso gerou preocupações sobre a segurança dos povos indígenas isolados.

Por Beatriz Silveira

05/04/2025 às 18:31

Notícias do Mundo – Um jovem turista dos Estados Unidos foi preso pelas autoridades indianas após tentar alcançar a ilha de North Sentinel, localizada no arquipélago das Ilhas Andaman e Nicobar. A ilha é habitada por uma tribo isolada que rejeita qualquer contato com o mundo exterior, e o governo indiano proíbe estritamente visitas a esse local para proteger os nativos de doenças e ameaças externas.

PUBLICIDADE

Mykhailo Viktorovych Polyakov, de 24 anos, chegou à costa da ilha em 29 de março, após navegar sozinho em um bote inflável com auxílio de GPS. Ao desembarcar brevemente, ele deixou uma lata de Coca-Cola Diet e um coco como oferendas à tribo, filmando o local com uma câmera GoPro, mas não encontrou nenhum membro da população local.

Polyakov foi detido em 31 de março, quando retornou à cidade de Port Blair, capital das Ilhas Andaman e Nicobar. De acordo com a polícia, o turista havia planejado a expedição com antecedência, estudando as condições do mar e os pontos de acesso à ilha.

O caso gerou preocupações sobre a segurança dos povos indígenas isolados. A polícia indiana afirmou que as ações de Polyakov violaram as leis de proteção à tribo e colocaram em risco a população vulnerável. O turista pode ser condenado a até cinco anos de prisão e multa, com o julgamento previsto para 17 de abril.

Este não foi o primeiro incidente de Polyakov envolvendo North Sentinel. Em outubro, ele já havia sido impedido por funcionários de um hotel de tentar acessar a ilha com um caiaque inflável. O turista afirmou que sua motivação para a aventura extrema era o desejo de explorar lugares inóspitos e desafiadores.

O caso também gerou críticas de organizações de defesa dos direitos indígenas, que consideraram a atitude de Polyakov irresponsável e perigosa para a tribo Sentinela.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

Flávio Bolsonaro lança plano de segurança com castração química, redução da maioridade penal e presídios

Pré-candidato à Presidência apresentou pacote com 12 propostas para endurecer o combate ao crime organizado.

há 28 minutos

Mundo

Gêmeas siamesas unidas pelo crânio são separadas após cirurgia de 40 horas com apoio de inteligência artificial

Procedimento reuniu especialistas de vários países e utilizou tecnologia 3D, realidade aumentada e planejamento virtual avançado

há 41 minutos

Política

Glória Carratte tem posse confirmada na CMM após cassação de Elan Alencar ser mantida pelo TRE

Decisão unânime encerra julgamento no Amazonas e reforça recontagem dos votos das eleições municipais de 2024.

há 58 minutos

Amazonas

Amazonas registra menor número de roubos de veículos em 14 anos, aponta SSP-AM

Estado contabilizou apenas 22 ocorrências em maio de 2026; redução chega a 95% em comparação com 2011

há 1 hora

Polícia

Mais de 20 suspeitos e condenados em homicídios são presos no Amazonas

Ação integrada reuniu forças estaduais e federais e cumpriu mandados de prisão preventiva e definitiva.

há 1 hora