Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Vídeo: Homem é preso após invadir sinagoga, tentar falar com rabino e deixar símbolos nazistas em Manaus

Suspeito também é investigado por armazenar material de pedofilia e fazer ameaças.

Por Hugo Guimarães

09/04/2025 às 11:11

Notícias Policiais André Elias Almeida Soares, de 39 anos, foi preso preventivamente nesta quarta-feira (9), suspeito de invadir uma sinagoga em Manaus e promover atos de intolerância religiosa com conteúdo nazista. A prisão foi efetuada por agentes do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), após mandado expedido pelo juízo do Plantão Criminal da capital.

PUBLICIDADE

O caso aconteceu na última segunda-feira (7), quando André teria entrado no templo judaico em busca de contato direto com o rabino. Sem conseguir alcançá-lo, o suspeito fixou no local documentos contendo símbolos alusivos à suástica nazista e mensagens caracterizadas como crime de ódio.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Segundo as investigações, o homem já vinha apresentando um histórico de comportamentos violentos, direcionados não apenas à comunidade judaica do Amazonas, mas também a outras instituições e figuras públicas.

Nos materiais deixados por ele na sinagoga, foram encontrados links para arquivos digitais contendo montagens simulando atos sexuais com crianças — inclusive filhos de autoridades políticas e religiosas — além de vídeos com ameaças explícitas a líderes religiosos e representantes do poder público.

Diante da gravidade dos indícios, o delegado Marcelo Martins solicitou a prisão preventiva de André pelos crimes de racismo (com motivação religiosa) e por simulação de pornografia infantil. O pedido foi aceito pelo juiz Alcides Carvalho Vieira Filho, e o mandado foi cumprido às 5h da manhã, no flutuante onde o suspeito residia, na região do Tarumã.

PUBLICIDADE

Durante a operação, os policiais também cumpriram mandado de busca e apreensão no local, onde foram recolhidos celulares, computadores e HDs que agora serão periciados para aprofundar as investigações.

A Polícia Civil classifica André Elias como uma pessoa de alta periculosidade. O caso ganhou atenção internacional, e a Embaixada dos Estados Unidos já teria acionado o Ministério da Justiça brasileiro para monitoramento das ações do investigado, dada a gravidade das ameaças contra minorias religiosas.

Histórico de comportamento suspeito

André Elias também é o mesmo homem que, em 21 de março deste ano, foi flagrado dentro do campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), portando um objeto semelhante a uma arma. A presença do suspeito causou pânico entre alunos e servidores, levando a uma operação emergencial de segurança. Na ocasião, ele deixou o local sem oferecer resistência, mas o caso segue sob apuração.

O material apreendido pode revelar novos crimes cometidos por André Elias. A Polícia reforça que as investigações seguem sob sigilo e que mais desdobramentos devem surgir com a análise do conteúdo digital.

Veja o momento da invasão:

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Brasil

WhatsApp vai parar de funcionar em celulares antigos; veja quais aparelhos serão afetados

Mudança entra em vigor em setembro para dispositivos Android e, em novembro, para alguns modelos de iPhone.

há 4 minutos

Manifestação contra violência

Virada Feminina reúne mais de 500 mulheres em caminhada contra violência e feminicídio em Manaus

Caminhada da Vida mobilizou a Zona Leste de Manaus nesta sexta-feira (7) e marcou os 20 anos da Lei Maria da Penha.

há 9 minutos

Política

Traição a Bolsonaro: Escolha de Alessandro Bronze como suplente faz Alberto Neto abandonar plano da Direita de impeachmar ministros do STF

Críticos afirmam que a escolha do suplente contraria a estratégia defendida por Bolsonaro para o Senado.

há 30 minutos

Manaus

Trabalhadores da Magiclean denunciam falta de pagamento de adicional de insalubridade em Manaus

Funcionários denunciam que realizam limpeza de banheiros coletivos e recolhimento de lixo sanitário em fábricas do Distrito Industrial sem receber o adicional.

há 45 minutos

Brasil

PL pede quebra de sigilo de Marcola para investigar possível vazamento de informações a Lula

Pedido enviado ao STF também inclui busca e apreensão de celulares, computadores e documentos do ex-chefe de gabinete do presidente.

há 1 hora