Sessão na Câmara de Manaus é marcada por troca de acusações e pedido de cassação entre vereadores
A discussão chegou ao auge quando Aldenor Lima declarou que sentiu vontade de agredir fisicamente Guedes.
Notícias de Política – A sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quarta-feira (9), foi marcada por fortes embates entre os vereadores, com direito a trocas de farpas, acusações graves e até ameaça velada de agressão. O centro da polêmica foi o vereador Rodrigo Guedes (PP), que virou alvo de um pedido de cassação anunciado pelo colega Aldenor Lima (União Brasil).
A crise entre os parlamentares começou na terça-feira (8), quando Rodrigo Guedes afirmou ter acionado a Polícia Federal após ser acusado por Aldenor de propagar fake news envolvendo seu filho, uma criança com deficiência. No dia seguinte, Aldenor subiu à tribuna para rebater o colega e anunciou que pedirá sua cassação.
PUBLICIDADE
“Eu fui vítima ontem dessa pessoa que faz isso, reiteradamente, neste Parlamento. […] Estarei entrando com um pedido de cassação contra o vereador, porque ele não foi eleito para ficar constrangendo nenhum vereador. Esse vereador faz isso diariamente, só esta semana, pelo menos quatro vereadores sofreram com a coação dele”, afirmou Aldenor Lima.
Durante sua fala, Rodrigo Guedes se levantou e posicionou-se em frente à Mesa Diretora, acompanhando os discursos de pé. O gesto provocou a reação do líder do prefeito na Câmara, vereador Eduardo Alfaia (Avante), que ironizou: “Espero que ele também fique aqui na frente para me encarar. Esse personagem que hoje veio travestido de onça.”
Intervenção
A tensão levou o vereador Marcelo Serafim (PSB) a intervir, pedindo equilíbrio e respeito no plenário. “Peço que vossas excelências mantenham a postura, isso aqui é um Parlamento. Podemos discordar, mas com maturidade, sem deboche, sem afronta”, disse.
PUBLICIDADE
Em seguida, o presidente da sessão, vereador Professor Samuel (PSD), solicitou que Rodrigo Guedes retornasse à sua cadeira. Guedes respondeu que queria acompanhar os discursos de perto e citou desorganização na disposição dos parlamentares no plenário.
O clima continuou acirrado, e o vereador Gilmar Nascimento (Avante) lamentou a situação: “Tudo tem tolerância. Aqui não é Globo nem Big Brother. A população espera resultados, não teatro.”
Rodrigo Guedes, ao final, se defendeu na tribuna: “Não interrompi ninguém. Estamos em locais públicos. Formalizei denúncia na Polícia Federal. Jamais atacaria uma criança, com ou sem deficiência. Podem tentar me cassar, eu não vivo de política, mas não permitirei que destruam minha honra.”
Ameaça
A discussão chegou ao auge quando Aldenor Lima declarou que sentiu vontade de agredir fisicamente Guedes: “Eu só não agredi ele porque hoje ele veio de onça, e eu não maltrato animais. Respeito a onça-pintada, nosso maior patrimônio animal.”
Apesar do acirramento, a sessão seguiu com a apresentação de projetos e ações de fiscalização. Alguns parlamentares tentaram retomar o foco com sugestões de leitura e pedidos de calma, encerrando o dia em clima tenso, mas com a ordem restabelecida.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






