Papa Francisco participa do Domingo de Ramos no Vaticano
Apesar da saúde frágil, participou da celebração na Praça de São Pedro, saudou fiéis e reforçou mensagem de esperança para a Semana Santa.
- (Foto: Divulgação)
Em uma aparição inesperada, o Papa Francisco emocionou milhares de fiéis ao participar da cerimônia de Domingo de Ramos, neste domingo (13), na Praça de São Pedro, no Vaticano. A presença do pontífice, de 88 anos, que ainda se recupera de uma severa pneumonia, não estava confirmada devido à sua saúde frágil.
PUBLICIDADE
Sem o uso de oxigênio e aparentando leve melhora, Francisco saudou os presentes com sua voz ainda fraca, mas carregada de emoção:
“Feliz Domingo de Ramos! Feliz Semana Santa!”
A homilia da celebração foi escrita pelo papa, mas lida pelo cardeal Leonardo Sandri, que presidiu a missa. No texto, Francisco agradeceu pelas orações e falou sobre a força espiritual que tem recebido nesse período delicado.
O papa também pediu orações pelas vítimas de guerras e tragédias, mencionando a situação no Sudão, Líbano, Ucrânia, Palestina, Israel, República Democrática do Congo, Mianmar e o recente desabamento de uma boate na República Dominicana.
Na última quinta-feira (10), o papa também surpreendeu ao visitar a Basílica de São Pedro. Empurrado em uma cadeira de rodas, com manta e oxigênio, ele abençoou fiéis e o bebê de um casal de turistas, durante uma breve visita ao túmulo de São Pio X.
Segundo a assessoria do Vaticano, o passeio fez bem ao santo padre. Apesar da participação na celebração deste domingo, o Vaticano ainda não confirmou se Francisco estará presente nas cerimônias da Semana Santa. A decisão dependerá das condições climáticas e da evolução de sua saúde ao longo dos próximos dias.
Francisco passou mais de cinco semanas internado no hospital Gemelli, em Roma, tratando uma pneumonia dupla que comprometeu seriamente sua saúde. Desde seu retorno ao Vaticano, em 23 de março, ele permanece em convalescença, ainda debilitado pela doença que chegou a colocar sua vida em risco. Os médicos recomendaram dois meses de repouso e a redução significativa de suas atividades.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






