A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Paradas ficam lotadas após redução na frota de ônibus em Manaus

Trabalhadores reivindicam reajuste salarial e permanência de cobradores no transporte coletivo.

Por AM POST

15/04/2025 às 07:14

(Foto: Divulgação)

Notícias de Manaus – Motoristas e cobradores de ônibus iniciaram uma greve nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (15) em Manaus.

PUBLICIDADE

A paralisação começou por volta das 4h e segue sem previsão de encerramento, afetando diretamente milhares de usuários do transporte público, que enfrentam longas esperas nos terminais e pontos de ônibus da cidade.

A principal reivindicação da categoria é um reajuste salarial de 12%, além da manutenção dos cobradores nos coletivos. Com o novo modelo de bilhetagem implantado no sistema de transporte, muitos desses profissionais estão sendo dispensados, o que gerou insatisfação entre os trabalhadores.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Manaus, foi determinado que 70% da frota circule nos horários de pico — das 6h às 9h e das 17h às 20h. Fora desses períodos, apenas 50% dos veículos devem operar. Atualmente, Manaus conta com uma frota de 8.059 ônibus, sendo que mais de 2.400 já estão recolhidos nas garagens.

A greve já havia sido anunciada na segunda-feira (14) e deve continuar ao longo do dia. A Prefeitura de Manaus ainda não se pronunciou oficialmente sobre o movimento, mas o Ministério Público do Estado tem acompanhado de perto o caso, o que, segundo lideranças do sindicato, tem sido interpretado como interferência excessiva nas negociações.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Manaus

Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta-feira com investimento recorde e programação gratuita

Evento realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia contará com apresentações folclóricas, apoio financeiro recorde às agremiações e esquema especial de segurança e saúde.

há 40 minutos

Manaus

Cesta básica sobe em Manaus e fica quase R$ 13 mais cara em junho

Pesquisa do Procon Manaus aponta aumento impulsionado pelo setor hortifrúti e revela grande variação de preços entre supermercados da capital.

há 1 hora

Política

Salazar arrega e não aparece em debate ao vivo com Coronel Claudenir: “bandido”

Debate entre os dois aconteceria ao vivo nesta quarta-feira nas redes sociais, mas vereador não participou da transmissão.

há 2 horas

Amazonas

Enem 2026 entra na reta final: estudantes da rede pública devem confirmar inscrição até sexta-feira

Alunos da 3ª série do Ensino Médio foram inscritos automaticamente.

há 2 horas

Brasil

Após críticas, Alcione revela motivo de falhas durante Hino Nacional no Maracanã

Artista afirma que falhas na execução do Hino Nacional ocorreram por problemas técnicos que impediram ela e Belo de ouvirem o retorno de áudio.

há 2 horas