Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Greve dos rodoviários em Manaus segue sem prazo para terminar

A paralisação foi iniciada após decisão da Justiça autorizar a suspensão parcial das atividades.

Por Beatriz Silveira

15/04/2025 às 17:27

Notícias de Manaus –A greve dos trabalhadores do transporte coletivo de Manaus segue sem previsão de encerramento. A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Rodoviários, Givancir Oliveira, nesta terça-feira (15). Entre as principais demandas da categoria estão o reajuste salarial de 12%, a manutenção dos cobradores nos coletivos e a inclusão de cesta básica no pacote de benefícios.

PUBLICIDADE

A paralisação foi iniciada após decisão da Justiça autorizar a suspensão parcial das atividades. A proposta apresentada pela Prefeitura de Manaus, que previa a retirada gradual de 33% dos cobradores ainda em 2024, foi rejeitada pelos trabalhadores.

Segundo Givancir, o movimento grevista deverá se intensificar nos próximos dias. “Amanhã vamos paralisar 50% da frota, conforme autorizado judicialmente. Nos horários de pico, manteremos 70%. A greve continua até que haja uma resposta concreta às nossas reivindicações”, afirmou o sindicalista.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram) declarou que as negociações estão em andamento e que há diálogo com a Prefeitura e o Ministério Público do Estado sobre a modernização do sistema de bilhetagem, que pode eliminar a função de cobrador. O reajuste salarial também está sendo debatido.

A Justiça determinou que, para minimizar os impactos à população, ao menos 70% da frota de ônibus deve operar entre 6h e 9h, e entre 17h e 20h. Nos demais horários, 50% dos veículos devem permanecer circulando. O descumprimento da decisão pode resultar em multa de R$ 60 mil por hora. Também está proibido o bloqueio das garagens, e qualquer manifestação deve ocorrer a pelo menos 150 metros dos terminais de ônibus.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Mundo

Israel diz ter alertado EUA sobre suposto plano do Irã para assassinar Trump, afirma CNN

Informações de inteligência teriam sido compartilhadas nesta semana com autoridades americanas; governo dos EUA avalia o conteúdo do alerta.

há 3 minutos

Amazonas

MP investiga falhas no atendimento a crianças Yanomami com desnutrição grave no Amazonas

Inquérito apura possível omissão no acompanhamento nutricional e assistencial de crianças indígenas em Santa Isabel do Rio Negro entre 2025 e 2026.

há 8 horas

Brasil

Apostador acerta Mega-Sena sozinho e leva prêmio de R$ 43 milhões com jogo simples

Bilhete premiado foi registrado em Divinópolis, Minas Gerais, com uma aposta de apenas seis números no Concurso 3.029.

há 8 horas

Manaus

‘Roubo aos amazonenses’: Ream é cobrada a explicar por que não reduziu preço da gasolina após queda do petróleo

Levantamento sustenta que os reajustes foram repassados rapidamente durante a alta do petróleo, mas não acompanharam a queda do mercado internacional após o fim do conflito.

há 9 horas

Amazonas

Trabalhadores da construção civil ameaçam greve geral no Amazonas

Sintracomec afirma que categoria pode paralisar atividades caso empresas não cheguem a acordo sobre reajuste salarial, horas extras e benefícios previstos na Convenção Coletiva de Trabalho.

há 9 horas