A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Jovens chineses trocam aluguel por moradia em hotéis

A tendência, que ganhou força após a pandemia, reflete um novo estilo de vida que alia praticidade, economia e mobilidade.

Por Beatriz Silveira

16/04/2025 às 22:57

Notícias do Mundo – Em meio à alta nos preços de imóveis e às dificuldades do mercado de aluguel na China, cada vez mais jovens estão trocando apartamentos por hotéis como moradia alternativa. A tendência, que ganhou força após a pandemia, reflete um novo estilo de vida que alia praticidade, economia e mobilidade.

PUBLICIDADE

Dados da plataforma de viagens Qunar revelam que as reservas mensais em hotéis cresceram 2,5 vezes entre novembro e janeiro, em comparação com o mesmo período de 2019. A maioria dos hóspedes tem entre 25 e 30 anos. O custo médio mensal gira em torno de 2.700 yuans (cerca de R$ 2 mil), já incluindo água, luz, internet e, em muitos casos, limpeza e academia.

Hu Weiwei, jogadora de vôlei de 24 anos, é um exemplo desse movimento. Após experiências negativas com proprietários, ela passou a morar em hotéis e afirma que o valor é mais acessível do que o aluguel tradicional. Além disso, cita comodidades como segurança, boa localização e ar-condicionado 24h.

Outra jovem, Tang Miaomiao, de 22 anos, passou as férias em um hotel com o namorado e ressaltou a hospitalidade como diferencial. Mesmo com limitações, como a falta de cozinha, ela vê a experiência como positiva.

Segundo a rede Jin Jiang Hotels, o número de hóspedes com menos de 40 anos que permanecem mais de um mês aumentou 1,5 vez neste ano. Freelancers e profissionais que viajam a trabalho estão entre os principais perfis.

Com a adesão ao chamado “estilo de vida leve”, moradores economizam com contas fixas e ganham liberdade para mudar de cidade. O impacto já é visível: o preço dos aluguéis caiu 3,25% nas 50 maiores cidades chinesas em 2024.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Amazonas

Amazonas pode registrar mais de 100 mm de chuva; veja as áreas com maior previsão

INMET aponta acumulados expressivos no Amazonas, Roraima, Amapá e Pará nos próximos dias.

há 14 minutos

Brasil

EUA criticam condenação de Eduardo Bolsonaro e classificam decisão do STF como perseguição política

Departamento de Estado norte-americano questiona sentença imposta ao ex-deputado; Supremo aponta tentativa de interferência em julgamento sobre trama golpista

há 23 minutos

Polícia

Viúva revela briga com agiota um dia antes de borracheiro ser executado em Manaus

Fabrício da Silva Brandão foi morto a tiros dentro do estabelecimento onde trabalhava; polícia apura motivação do crime.

há 57 minutos

Esporte

Brasil x Haiti na Copa do Mundo 2026: veja a provável escalação de Ancelotti para buscar a primeira vitória

Seleção Brasileira deve ter mudanças no time titular contra o Haiti após empate na estreia do Mundial.

há 1 hora

Amazonas

Governador Roberto Cidade participa da devolução de 47 motocicletas recuperadas no interior do Amazonas

Veículos foram localizados durante operações da Polícia Civil em quatro municípios do estado

há 1 hora