Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Justiça do Trabalho impugna Chapa 1 em eleição do SindEspecial em Manaus; veja decisão

A decisão foi assinada pelo desembargador José Dantas de Goes.

Por Natan AMPOST

21/04/2025 às 18:06 - Atualizado em 22/04/2025 às 12:08

Notícias de Manaus – A eleição para a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Especial (SindEspecial) terá apenas uma chapa concorrente. O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região decidiu, nesta segunda-feira (21), pela impugnação da Chapa 1, que estava inscrita para disputar a presidência da entidade. Com isso, a Chapa 2, liderada por Josildo Oliveira, segue como única apta e deve ser aclamada como vencedora nesta terça-feira (22), data prevista para a votação.

PUBLICIDADE

A decisão assinada pelo desembargador José Dantas de Goes suspende os efeitos de uma liminar anterior que havia autorizado, em caráter provisório, a participação da Chapa 1 no pleito. O novo entendimento judicial considerou irregular a candidatura dos integrantes da Chapa 1, com base no Estatuto da entidade sindical, que impede a participação de pessoas que tenham sido destituídas por sentença judicial de cargos de direção sindical.

“Defere-se o pedido liminar para determinar a suspensão dos efeitos da decisão proferida pelo Juízo da 5a Vara do Trabalho de Manaus, de lavra do magistrado Dr. Gustavo Gazzola Barella, no bojo do Processo n. 0001023 95.2024.5.11.0005, impedindo-se a participação da Chapa 01 no pleito para eleição da escolha dos novos dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Especiais”, destaca José Dantas de Goes.

Veja decisão:Documento_4165916

No caso em questão, uma decisão judicial transitada em julgado — ou seja, sem possibilidade de recurso — destituiu os membros da antiga diretoria do SindEspecial, que integravam a Chapa 1. Diante disso, a Justiça concluiu que os mesmos estão inelegíveis para qualquer cargo no sindicato, invalidando, portanto, sua candidatura no processo eleitoral.

PUBLICIDADE

Com a impugnação confirmada e a impossibilidade de substituição dos candidatos em tempo hábil, a Chapa 2 deve ser aclamada como a nova diretoria do SindEspecial, conforme prevê o estatuto da entidade quando apenas uma chapa permanece habilitada para a disputa.

Veja mais; Veja vídeo: homem é preso por ameaçar e invadir dispositivos de vítimas pela internet em Manaus

A eleição será realizada nesta terça-feira (22), e a expectativa é que o processo ocorra de forma tranquila, com a posse da nova diretoria sendo marcada nos próximos dias. A direção eleita terá a responsabilidade de conduzir o sindicato em um momento crucial para os trabalhadores do transporte especial, em meio a discussões sobre condições de trabalho, salários e benefícios da categoria.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Amazonas

MP investiga falhas no atendimento a crianças Yanomami com desnutrição grave no Amazonas

Inquérito apura possível omissão no acompanhamento nutricional e assistencial de crianças indígenas em Santa Isabel do Rio Negro entre 2025 e 2026.

há 2 horas

Brasil

Apostador acerta Mega-Sena sozinho e leva prêmio de R$ 43 milhões com jogo simples

Bilhete premiado foi registrado em Divinópolis, Minas Gerais, com uma aposta de apenas seis números no Concurso 3.029.

há 2 horas

Manaus

‘Roubo aos amazonenses’: Ream é cobrada a explicar por que não reduziu preço da gasolina após queda do petróleo

Levantamento sustenta que os reajustes foram repassados rapidamente durante a alta do petróleo, mas não acompanharam a queda do mercado internacional após o fim do conflito.

há 2 horas

Amazonas

Trabalhadores da construção civil ameaçam greve geral no Amazonas

Sintracomec afirma que categoria pode paralisar atividades caso empresas não cheguem a acordo sobre reajuste salarial, horas extras e benefícios previstos na Convenção Coletiva de Trabalho.

há 2 horas

Polícia

Idoso é sequestrado, trancado em porta-malas e espancado antes de ser abandonado no Amazonas

Homem de 70 anos foi encontrado ferido e desorientado no Cacau Pirera, em Iranduba.

há 3 horas