Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Manaus registra maior queda nos roubos a ônibus em oito anos

A cidade reduziu 83% o número de assaltos no primeiro trimestre de 2025.

Por Marcia Jornalist

22/04/2025 às 12:51 - Atualizado em 22/04/2025 às 12:52

  • Manaus registrou, no primeiro trimestre de 2025, o menor número de roubos ao transporte coletivo dos últimos oito anos, com redução de 83% em relação a 2018.
  • A queda foi atribuída à integração das forças de segurança, operações como Catraca e Rota Segura, investimentos em tecnologia e criação de núcleos especializados como o Nurcc.
  • Desde junho do ano anterior, o Nurcc desarticulou mais de oito grupos criminosos e prendeu cerca de 50 suspeitos, reforçando a eficácia da estratégia adotada.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Notícias de Manaus Manaus alcançou, nos primeiros três meses de 2025, o menor número de roubos ao transporte coletivo dos últimos oito anos. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a redução chegou a 83% em comparação com o mesmo período de 2018, quando foram registrados 770 casos. Este ano, foram apenas 130 ocorrências.

PUBLICIDADE

O resultado expressivo é atribuído à atuação integrada das forças de segurança estaduais, aliando operações ostensivas da Polícia Militar com ações investigativas da Polícia Civil, fortalecidas pelo programa “Amazonas Mais Seguro”, lançado pelo governo estadual.

O secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida, destacou que os números são frutos de um planejamento estratégico que inclui reforço no efetivo, investimentos em tecnologia e a criação de núcleos especializados como o Nurcc (Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial).

“Estamos vendo o reflexo de uma política de segurança planejada e efetiva. É resultado de investimento, concurso público, inteligência policial e comprometimento das nossas forças de segurança”, afirmou o secretário.

Entre as ações mais relevantes estão as operações Catraca e Rota Segura, que intensificaram o policiamento em ônibus e rotas industriais, especialmente no turno da madrugada. Segundo o subcomandante-geral da PMAM, coronel Thiago Balbi, o trabalho de mapeamento de horários e locais de risco tem sido essencial para a prevenção dos crimes.

PUBLICIDADE

Além disso, desde junho do ano passado, a atuação do Nurcc levou à desarticulação de mais de oito grupos criminosos e à prisão de cerca de 50 suspeitos, com cumprimento de 50 mandados judiciais.

LEIA MAIS: Manaus tem menor índice de roubos e furtos de veículos em 13 anos, aponta SSP-AM

“Chegamos a uma redução impressionante e histórica, resultado da dedicação das nossas equipes. Mas o trabalho continua. Nosso foco é manter e ampliar essa segurança para a população”, destacou o delegado Bruno Hitotuzi, que atualmente comanda o Nurcc.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Amazonas

MP investiga falhas no atendimento a crianças Yanomami com desnutrição grave no Amazonas

Inquérito apura possível omissão no acompanhamento nutricional e assistencial de crianças indígenas em Santa Isabel do Rio Negro entre 2025 e 2026.

há 2 horas

Brasil

Apostador acerta Mega-Sena sozinho e leva prêmio de R$ 43 milhões com jogo simples

Bilhete premiado foi registrado em Divinópolis, Minas Gerais, com uma aposta de apenas seis números no Concurso 3.029.

há 2 horas

Manaus

‘Roubo aos amazonenses’: Ream é cobrada a explicar por que não reduziu preço da gasolina após queda do petróleo

Levantamento sustenta que os reajustes foram repassados rapidamente durante a alta do petróleo, mas não acompanharam a queda do mercado internacional após o fim do conflito.

há 2 horas

Amazonas

Trabalhadores da construção civil ameaçam greve geral no Amazonas

Sintracomec afirma que categoria pode paralisar atividades caso empresas não cheguem a acordo sobre reajuste salarial, horas extras e benefícios previstos na Convenção Coletiva de Trabalho.

há 2 horas

Polícia

Idoso é sequestrado, trancado em porta-malas e espancado antes de ser abandonado no Amazonas

Homem de 70 anos foi encontrado ferido e desorientado no Cacau Pirera, em Iranduba.

há 3 horas