Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

PRD cancela filiação de Fernando Collor após prisão

Collor é acusado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

25/04/2025 às 16:21

Notícias de política – O Partido da Renovação Democrática (PRD), afirmou, em nota, que cancelou a filiação do ex-presidente Fernando Collor de Mello, preso em Alagoas na madrugada desta sexta-feira, 25. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou a prisão de Collor depois de negar recurso da defesa. Collor é acusado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

PUBLICIDADE

“Ele é egresso da fusão com o PTB. Para nossa surpresa, ele ainda estava filiado ao partido”, disse o deputado Fred Costa (PRD-MG), líder da sigla na Câmara, ao Estadão. O PRD foi fundado a partir da fusão entre os partidos Patriota e PTB, aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 9 de novembro de 2023.

Na manhã desta sexta-feira, 25, a prisão de Collor foi mantida após audiência de custódia por videoconferência. O ministro Alexandre de Moraes determinou que ele comece a cumprir pena na ala especial do Presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira, em Maceió.

O PRD divulgou nota à imprensa para anunciar que soube que Collor teve o último recurso negado no processo referente à Operação Lava Jato e que cancelou seu registro junto à sigla. O partido não comentará sobre o julgamento do ex-presidente.

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA:

PUBLICIDADE

O PRD NACIONAL, na condição de partido político reafirma seu compromisso com todos os preceitos basilares da democracia brasileira, com a verdade, boa administração e honestidade. Nesta manhã, 25, tivemos notícias através de veículos de comunicação que o ex-presidente da República Sr. Fernando Collor de Mello que aguardava o julgamento referente à processo crime oriundo da Operação Lava Jato, teve seu último recurso negado pelo Ministro Alexandre de Moraes.

Nesta condição, o PRD com fundamento no artigo 15 da Constituição Federal que prevê a suspensão dos direitos políticos no caso de condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos bem como artigo 11, inciso II do Estatuto Partidário que corrobora a previsão Constitucional, informa que realizou na presente data o cancelamento da filiação partidária do Sr. Fernando Collor de Mello.

Nada mais havendo a declarar, mantemos como política partidária não nos manifestarmos a respeito de decisões judiciais vinculadas à terceiros cabendo ao Poder Judiciário a tarefa de interpretar as leis, garantir os direitos individuais e resolver conflitos.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Crime sexual

Homem é preso suspeito de estuprar duas sobrinhas em Itapiranga; uma das vítimas é autista

Segundo a Polícia Civil, os abusos teriam ocorrido em 2024 e 2025; suspeito foi preso preventivamente após denúncia do Conselho Tutelar.

há 11 minutos

Decisão da Justiça

Trio é condenado a até 22 anos de prisão por execução de homem em Manacapuru

Crime ocorreu em 2021 e, segundo o Ministério Público, foi motivado por vingança; julgamento foi realizado em Manaus por questões de segurança.

há 43 minutos

Mundo

Dentista apontada como namorada de Jeffrey Epstein pode herdar fortuna milionária

Bielorrussa Karyna Shuliak é indicada em testamento para receber mais de R$ 500 milhões; repasse depende da quitação de indenizações às vítimas e disputas judiciais nos EUA.

há 50 minutos

Tráfico de drogas

Polícia Federal apreende mais de 12 kg de maconha em mala no aeroporto de Manaus

Suspeito foi preso em flagrante enquanto tentava embarcar para Fortaleza com a droga escondida na bagagem despachada.

há 1 hora

Polêmica

“O que vai dar para as meninas? Pau!”: filho de Zé Felipe aprende frase polêmica e web critica

José Leonardo, de 1 ano e 10 meses, respondeu a uma pergunta incentivado por familiares, e vídeo dividiu opiniões entre internautas.

há 2 horas