Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Bolsonaro começa alimentação oral e segue em UTI após cirurgia intestinal

A equipe médica informou que a partir de hoje iniciará a oferta oral de “água, chá e gelatina”.

Por Beatriz Silveira

28/04/2025 às 19:54

Notícias do Brasil – O ex-presidente Jair Bolsonaro apresenta “melhora progressiva” nos exames laboratoriais do fígado e se encontra estável, sem febre, dor ou alterações significativas na pressão arterial, conforme o boletim médico divulgado nesta segunda-feira (28). Ele continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital privado em Brasília, sem previsão de alta.

PUBLICIDADE

A equipe médica informou que a partir de hoje iniciará a oferta oral de “água, chá e gelatina”. Apesar da gastroparesia (retardo no esvaziamento do estômago), já há sinais de movimentos intestinais espontâneos, segundo o boletim. O ex-presidente também mantém suporte calórico e nutricional via parenteral (endovenosa), realiza fisioterapia motora e continua a receber medidas preventivas contra trombose venosa.

Internação e Cirurgia Bolsonaro passou mal durante uma agenda no Rio Grande do Norte no último dia 11, quando começou a sentir dores e distensão abdominal. Exames apontaram obstrução intestinal, o que levou à necessidade de uma cirurgia. O procedimento foi realizado em 13 de abril, durando 12 horas e sem intercorrências, mas o ex-presidente permanece em cuidados intensivos devido à natureza da operação e à necessidade de monitoramento.

Apesar de estar fora de risco imediato, o corpo de Bolsonaro ainda apresenta sinais de inflamação pós-cirúrgica, o que exige vigilância constante da pressão arterial e acompanhamento para prevenir infecções. No momento, ele segue se alimentando por via venosa, e ainda não há previsão para a retomada da alimentação oral.

Intimação Judicial Na quarta-feira (23), Bolsonaro foi intimado sobre a abertura de uma ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF). A intimação ocorreu enquanto ele estava internado na UTI, após sua participação em uma transmissão ao vivo nas redes sociais. O STF entendeu que o ex-presidente estava em condições de ser formalmente comunicado e determinou a diligência.

O advogado de Bolsonaro, Paulo Cunha Bueno, contestou a medida, alegando que a intimação em um ambiente hospitalar viola o Código de Processo Penal, que proíbe a citação de pessoas em estado grave de saúde.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Mundo

Fumaça de incêndios no Canadá ameaça final da Copa do Mundo de 2026 entre Argentina e Espanha

Qualidade do ar ficou em nível “muito insalubre” na região de Nova York e Nova Jersey, mas previsão indica melhora antes da decisão no MetLife Stadium.

há 16 minutos

Brasil

Jair Bolsonaro tem visitas suspensas por 30 dias após decisão de Alexandre de Moraes

Ministro do STF endureceu medidas cautelares, proibiu visitas políticas até o fim das eleições de 2026.

há 40 minutos

Política

Marcelo Ramos bate de frente com Braga e jura lutar por candidatura ao Senado

Ex-deputado afirma que sua candidatura é coletiva e diz que não pode desistir da disputa.

há 54 minutos

Brasil

Caso Helena: Laudo aponta que morte de bebê de 10 meses não foi por estupro

Perícia Forense do Ceará não encontrou vestígios de abuso sexual.

há 55 minutos

Manaus

Vazamento de estireno em Manaus já soma 414 atendimentos

Duas pessoas seguem internadas e um óbito é investigado para verificar possível relação com a exposição ao gás.

há 1 hora