Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Bombeiro Mirim salva vida da irmã de 1 ano após engasgo em Manaus

A técnica salvadora foi aprendida durante as aulas de Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE).

Por Beatriz Silveira

28/04/2025 às 16:55 - Atualizado em 28/04/2025 às 17:37

  • Um menino de nove anos, Benjamin Noah, salvou a vida da irmã de um ano aplicando a manobra de Heimlich após ela se engasgar com batata durante um jantar em Manaus.
  • Benjamin aprendeu a técnica no Programa Educacional Bombeiro Mirim, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, destinado a crianças e adolescentes de 8 a 13 anos.
  • A família e instrutores elogiaram a rápida e calma atuação de Benjamin, destacando a importância do programa, que já formou mais de 3 mil alunos entre 2022 e 2024.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Notícias de Manaus – Um menino de nove anos salvou a vida da irmã de apenas um ano durante um jantar em família no último domingo (27), no bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus. Benjamin Noah aplicou a manobra de Heimlich após a bebê se engasgar com um pedaço de batata.

PUBLICIDADE

Benjamin é aluno do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom), promovido pelo Governo do Amazonas, através do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMAM). A técnica salvadora foi aprendida durante as aulas de Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE).

A mãe do menino, Luciane Dantas, 30, contou emocionada que tentou ajudar a filha, sem sucesso, até que Benjamin interveio. “Ele foi nas costinhas dela, fez a manobra e, na hora, ela colocou o pedaço de batata para fora. Já estava muito preocupada”, disse.

O pai, Felipe Araújo, 31, também se surpreendeu com a atitude do filho. “Ele não se desesperou. Agiu rápido, tranquilo e salvou a irmã. Foi um alívio enorme para todos nós”, relatou.

Bombeiro Mirim

Entre 2022 e 2024, mais de 3 mil alunos participaram do Bombeiro Mirim, voltado para crianças e adolescentes de 8 a 13 anos. As aulas acontecem três vezes por semana, com carga horária de 288 horas ao longo de oito meses.

Benjamin é aluno da unidade do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BIFMA). A instrutora militar Hanna Lopes, que atua há três anos no programa, celebrou a atitude do aluno. “É gratificante ver que ele colocou em prática o que ensinamos e salvou uma vida”, afirmou.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Polícia

Homem procurado pela Justiça é preso pela PF antes de embarcar para Brasília em Manaus

Passageiro foi identificado durante fiscalização no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e tinha mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça de Parintins.

há 3 minutos

Brasil

Valdemar descarta sucessora de Michelle no PL Mulher e faz declaração sobre possíveis nomes

Presidente nacional do PL afirmou que não vê outra dirigente “à altura” de Michelle Bolsonaro.

há 23 minutos

Brasil

PF mira publicitário ligado a investimento de R$ 62 milhões em filme sobre Bolsonaro

Thiago Miranda é o principal alvo da 10ª fase da Operação Compliance Zero, que investiga suposta ação coordenada para atacar a credibilidade do Banco Central.

há 24 minutos

Manaus

Renato Junior completa 100 dias de gestão e imprime marca própria na Prefeitura de Manaus

Com presença política, diálogo e ausência de crises públicas no início do mandato.

há 49 minutos

Mundo

Delcy Rodríguez pede a rei Charles III devolução de R$ 10 bilhões em ouro da Venezuela

Presidente interina afirma que reservas depositadas no Banco da Inglaterra devem ser usadas na reconstrução do país após terremotos que deixaram mais de 3,8 mil mortos.

há 50 minutos