Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

CBF responde após pedido de afastamento de Ednaldo Rodrigues chegar ao STF

Em resposta, a CBF divulgou nota reafirmando seu compromisso com a legalidade, a transparência e a atuação ética de seus dirigentes.

Por Beatriz Silveira

06/05/2025 às 20:55 - Atualizado em 14/05/2025 às 09:47

Notícias do Brasil –  A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se manifestou nesta terça-feira (6), após a deputada federal Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) entrar com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo afastamento imediato de Ednaldo Rodrigues do cargo de presidente da entidade.

PUBLICIDADE

Segundo a parlamentar, o acordo judicial que garantiu a permanência de Ednaldo na presidência da CBF é inválido, pois teria sido firmado com base em uma assinatura fraudulenta. A acusação envolve o nome do ex-presidente da confederação, Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes, que supostamente teve sua assinatura falsificada no documento que respaldou o termo de entendimento homologado pelo STF em fevereiro de 2024.

Em resposta, a CBF divulgou nota reafirmando seu compromisso com a legalidade, a transparência e a atuação ética de seus dirigentes. A entidade destacou que ainda não teve acesso ao laudo pericial que embasa a acusação de falsificação, mas reforçou sua confiança na Justiça brasileira e no devido processo legal.

A CBF também reiterou que o acordo foi realizado dentro dos trâmites legais e que está à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos adicionais. A situação, que reacende discussões sobre a governança no futebol brasileiro, deverá seguir sob os holofotes nos próximos dias, à medida que o STF analisa o pedido de afastamento.

Confira nota na íntegra

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reitera seu compromisso com a transparência, a legalidade e a boa-fé em todas as suas ações e decisões institucionais.

PUBLICIDADE

Diante das recentes notícias veiculadas na imprensa sobre suposto vício de vontade em assinatura constante do acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a legitimidade da eleição do presidente Ednaldo Rodrigues, a CBF esclarece que ainda não teve acesso formal ao referido laudo pericial, supostamente assinado por perito particular, que está sendo utilizado de forma midiática e precipitada, em verdadeira espetacularização que atende a interesses nada republicanos e aparentemente questionado por terceiros absolutamente estranhos ao processo.

A CBF enfatiza que todos os atos relacionados ao acordo mencionado foram conduzidos dentro da legalidade e com a participação de representantes devidamente legitimados. O processo foi legítimo e teve acordo homologado.

É absolutamente inverdade que esse processo tenha sido reaberto a pedido de uma parlamentar.

A CBF confia plenamente na Justiça brasileira e permanece à disposição das autoridades competentes para esclarecer quaisquer dúvidas que eventualmente surjam. A entidade segue focada em sua missão de promover o futebol brasileiro com seriedade, profissionalismo e respeito às instituições e com absoluta tranquilidade de que todos os princípios de boa gestão e de probidade são diuturnamente respeitados.

Rio de Janeiro, 6 de maio de 2025.

Confederação Brasileira de Futebol

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

Ritual de ‘banho de óleo’ termina em tragédia: aluno de aviação morre após passar mal no Paraná

Engenheiro de 27 anos sofreu uma grave reação alérgica depois da cerimônia tradicional; instrutor foi preso em flagrante e responderá por homicídio culposo.

há 5 minutos

Polícia

Médico é preso suspeito de estuprar criança de 12 anos no interior do Amazonas

Uma operação da Polícia Civil cumpriu mandado de prisão preventiva contra um médico após denúncia de violência durante atendimento.

há 13 minutos

Manaus

Morte de idoso em Manaus não teve relação com vazamento de gás, afirma Secretaria de Saúde

Secretaria de Estado de Saúde afirma que 107 pessoas procuraram atendimento após o incidente com estireno no Distrito Industrial. A maioria recebeu alta, enquanto três pacientes seguem internados.

há 42 minutos

Política

Alessandra troca de grupo político, mas carrega ‘fantasma’ que pode custar vaga de vice na chapa de Omar Aziz

Trajetória política da deputada volta ao centro das discussões eleitorais.

há 46 minutos

Mundo

Terremoto de magnitude 7,3 atinge o México e provoca alerta de tsunami em diversos países

Tremor foi registrado na costa sul do México e foi sentido também na Guatemala e em El Salvador; até o momento, não há informações sobre vítimas.

há 54 minutos