A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Mudança de nome em cartório cresce no AM; entenda as regras da legislação

Cartórios registraram mais de 340 mudanças de nome no Amazonas desde a legislação que permitiu o ato.

Por Beatriz Silveira

11/05/2025 às 19:21

 Notícias do Amazonas –  A possibilidade de alterar nomes e sobrenomes tem chamado a atenção, especialmente após decisões judiciais envolvendo casos de grande repercussão, como os assassinatos da família von Richthofen e Matsunaga. O tema ganhou força com a autorização para que o filho de Cristian Cravinhos — condenado pela morte dos pais de Suzane von Richthofen — removesse judicialmente o nome completo do pai de seus documentos. Situação semelhante envolve a filha de Elize Matsunaga, cujo caso está sendo discutido judicialmente pelos avós paternos.

PUBLICIDADE

Em casos como esses, duas condições exigem que a mudança ocorra via judicial: quando envolve menores de idade ou a exclusão de sobrenomes familiares sem relação com casamento ou divórcio.

Leia também: “Tigrão” é morto a golpes de terçado dentro de casa em Manaus

Por outro lado, desde julho de 2022, com a entrada em vigor da Lei Federal nº 14.382, brasileiros maiores de 18 anos podem realizar alterações em nome ou sobrenome diretamente em Cartório de Registro Civil, sem necessidade de processo judicial — salvo suspeitas de fraude ou má-fé. Só no Amazonas, mais de 340 mudanças já foram registradas sob a nova legislação.

Segundo David Gomes David, presidente da Anoreg/AM, essa modernização garante agilidade e menos burocracia ao sistema. Cidadãos também podem acrescentar sobrenomes familiares a qualquer tempo, e em situações de casamento, divórcio ou alteração no nome dos pais, o sobrenome pode ser adaptado.

Para realizar o procedimento, o interessado deve apresentar RG e CPF no cartório. Caso deseje reverter a mudança, será necessário acionar a Justiça.

A nova lei também permite a alteração do nome de recém-nascido em até 15 dias após o registro, desde que os pais estejam de acordo.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

Incêndio de grandes proporções em empresa de logística mobiliza 38 bombeiros em Guarulhos

Combate às chamas já dura mais de dez horas; fogo atinge materiais como canos de PVC e não há registro de feridos.

há 37 minutos

Política

Moraes vota por condenar deputada Antônia Lúcia, ex de Silas Câmara, por peculato e desvio de recursos públicos

Ex-esposa de Silas Câmara recebeu voto favorável à condenação na Primeira Turma do STF; julgamento segue aberto até 15 de junho.

há 1 hora

Parintins

Caprichoso intensifica preparação e projeta maior espetáculo de sua história para o Festival de Parintins

Diretoria e Conselho de Arte realizaram vistoria nos galpões alegóricos e afirmam que o projeto para 2026 segue dentro do cronograma previsto.

há 2 horas

Manaus

Carreta bate na traseira de caminhão-guincho durante manobra em Manaus

Colisão ocorreu na Avenida Mário Andreazza e deixou o trânsito lento após os veículos ocuparem parte da pista.

há 2 horas

Polícia

Homem é preso após descumprir medida protetiva e estuprar ex-companheira em Manaus

Suspeito teria abordado a vítima na rua, forçado sua entrada em um veículo e cometido o crime após levá-la para uma residência na zona norte da capital.

há 2 horas