A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazônia!

Petrobras diz que última exigência do Ibama foi atendida e cobra autorização para explorar petróleo na Foz do Amazonas

Estatal afirma ter cumprido última exigência ambiental e aguarda aval para início de operações em águas profundas.

Por Natan AMPOST

15/05/2025 às 15:37

Notícias do Amazonas – A Petrobras informou que concluiu todas as exigências do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para obter a licença pré-operacional de exploração de petróleo na Margem Equatorial, região situada no litoral norte do Brasil. A última demanda atendida foi a implantação de um novo centro de despetrolização da fauna, entregue em março deste ano.

PUBLICIDADE

A confirmação foi feita pela presidente da Petrobras, Magda Chambriard, durante entrevista exibida na noite de quarta-feira (14) pela GloboNews. Segundo ela, a estatal encaminhou nesta semana uma nova solicitação ao Ibama, formalizando o pedido de autorização para iniciar a operação.

“Entregamos a última exigência do Ibama em março. Agora esperamos a liberação da licença para avançar”, declarou Chambriard.

Leia mais: Presidente da Petrobras diz que espera licença para Foz do Amazonas em abril

De acordo com a presidente da estatal, a perfuração será realizada em águas profundas, a cerca de 540 quilômetros da Foz do Amazonas, em uma das áreas mais promissoras da costa brasileira. Chambriard destacou a complexidade da operação, comparando a distância ao dobro do percurso entre o pré-sal e a orla de Copacabana, no Rio de Janeiro.

A exploração da Margem Equatorial tem gerado debates entre ambientalistas, técnicos do governo e representantes do setor energético. A região, que se estende do Rio Grande do Norte ao Amapá, é considerada ambientalmente sensível, com rica biodiversidade marinha e influência direta na região amazônica. Por isso, o licenciamento ambiental é visto como etapa crítica e altamente técnica.

PUBLICIDADE

Para contornar os riscos ambientais e atender às exigências dos órgãos reguladores, a Petrobras afirma ter desenvolvido o maior plano individual de emergência do mundo para operações em águas profundas, com protocolos específicos para contenção de vazamentos e proteção da fauna marinha.

Magda Chambriard reforçou que a Petrobras está comprometida com os critérios de segurança ambiental e que a perfuração da Margem Equatorial representa uma nova fronteira de exploração energética para o país, com potencial para contribuir significativamente para a matriz de produção nacional.

O Ibama ainda não se manifestou publicamente sobre a nova solicitação enviada pela estatal.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Manaus

Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta-feira com investimento recorde e programação gratuita

Evento realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia contará com apresentações folclóricas, apoio financeiro recorde às agremiações e esquema especial de segurança e saúde.

há 3 horas

Manaus

Cesta básica sobe em Manaus e fica quase R$ 13 mais cara em junho

Pesquisa do Procon Manaus aponta aumento impulsionado pelo setor hortifrúti e revela grande variação de preços entre supermercados da capital.

há 3 horas

Política

Salazar arrega e não aparece em debate ao vivo com Coronel Claudenir: “bandido”

Debate entre os dois aconteceria ao vivo nesta quarta-feira nas redes sociais, mas vereador não participou da transmissão.

há 4 horas

Amazonas

Enem 2026 entra na reta final: estudantes da rede pública devem confirmar inscrição até sexta-feira

Alunos da 3ª série do Ensino Médio foram inscritos automaticamente.

há 4 horas

Brasil

Após críticas, Alcione revela motivo de falhas durante Hino Nacional no Maracanã

Artista afirma que falhas na execução do Hino Nacional ocorreram por problemas técnicos que impediram ela e Belo de ouvirem o retorno de áudio.

há 4 horas