A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Traficante preso na Bolívia era ‘elo importantíssimo’ do PCC, diz Derrite

Tuta foi condenado pela Justiça de São Paulo no ano passado a 12 anos e seis meses de prisão por lavagem de dinheiro e associação criminosa.

20/05/2025 às 04:00

Notícias do Brasil – Preso em operação de autoridades da Bolívia em conjunto com a Polícia Federal (PF), Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, era um “elo importantíssimo” do Primeiro Comando da Capital (PCC) com o país vizinho, segundo o secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite.

– Foragido desde 2020, Tuta foi preso na sexta-feira, 16, após tentar renovar sua identidade boliviana usando um documento falso do Brasil. Dois dias depois, foi entregue à Polícia Federal.

PUBLICIDADE

Anos atrás, ele chegou a ser considerado o “número 1” da facção entre os líderes que não estavam presos. Apesar de ter perdido esse status e até ser dado como morto, ainda mantém influência na alta cúpula do PCC, segundo autoridades ouvidas pelo Estadão. A defesa dele não foi localizada.

“A prisão desse criminoso tem papel extremamente importante, porque a maior parte da cocaína que entra no Brasil vem justamente da Bolívia”, afirmou Derrite nesta segunda-feira, 19, antes de evento para discutir os impactos da segurança pública no setor de saúde organizado pelo SindHosp e pela FesaudeSP, sindicato e federação dos hospitais, clínicas e laboratórios do Estado.

“Por essa conexão que ele fazia nesse país (Bolívia), ainda apontado, segundo relatórios de inteligência, como um elo importantíssimo do PCC, trazendo droga para cá (…) (a prisão) cria uma desarticulação importantíssima. É um duro golpe no crime organizado”, acrescentou o secretário, após ser questionado pelo Estadão.

Atualmente, o PCC lucra cerca de US$ 1 bilhão ao ano, segundo estimativa do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP). As drogas são compradas de países vizinhos, como Bolívia e Peru, e têm a Europa como principal destino, apesar da ampliação de rotas secundárias.

PUBLICIDADE

Derrite afirma que, por causa dessa atuação internacional, a prisão de Tuta é relevante não só para São Paulo, mas para outros Estados e até países. O secretário destacou que, no passado, Almeida já teve posição até de maior destaque no crime organizado. “Ele já foi considerado o ‘Sintonia Final’ de rua, o líder do PCC nas ruas”, afirmou.

Quem é Marcos Roberto de Almeida, o Tuta

Tuta foi condenado pela Justiça de São Paulo no ano passado a 12 anos e seis meses de prisão por lavagem de dinheiro e associação criminosa, resultado da Operação Sharks, que investiga como o PCC lava o dinheiro obtido com o tráfico de drogas e outras atividades criminosas – cerca de R$ 1,2 bilhão foram enviados para o exterior com a ajuda de Tuta.

Ele também foi alvo de mandados de prisão em 2020 e em 2023 na mesma operação, mas nunca foi encontrado. Segundo uma apuração da Corregedoria da PM paulista, Almeida foi uma das pessoas que recebiam informações privilegiadas de policiais da Rota sobre operações que ainda seriam deflagradas. Os detalhes do esquema foram revelados após a morte do delator Antônio Vinícius Gritzbach no ano passado.

Tuta já foi adido comercial do consulado de Moçambique em Belo Horizonte (MG). O país africano se tornou uma alternativa de rota do tráfico nos últimos anos. Em 2021, a PF apreendeu 5 toneladas de cocaína no Porto do Rio. A droga faria escala em Moçambique e teria a Espanha como destino final.

De acordo com o promotor Lincoln Gakiya, especialista no enfrentamento ao PCC, a facção espalhou a informação falsa nos últimos anos de que Tuta estava morto. Tudo não passava de um estratagema para que o Ministério Público e a Justiça não o incomodassem durante a elaboração de um plano de fuga para tirar da cadeia Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, que está preso desde 1999 e é a liderança máxima do PCC. (Colaborou Pedro Augusto Figueiredo)

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Amazonas

Jovem de 19 anos morre após acidente de moto no centro de Manacapuru

Colisão entre motocicleta e carro deixou uma vítima fatal e outro jovem em estado grave no interior do Amazonas.

há 5 minutos

Esporte

Vai começar! abertura oficial da Copa do Mundo 2026 será nesta quinta-feira (11)

México, Estados Unidos e Canadá dividem o protagonismo da cerimônia de abertura da maior Copa do Mundo já realizada.

há 6 minutos

Brasil

Flávio Bolsonaro critica veto da União Europeia e diz que agro voltará a ser respeitado

Senador reagiu à decisão do bloco europeu de retirar o Brasil da lista de países autorizados a exportar determinados produtos de origem animal.

há 15 minutos

Esporte

Wesley é cortado da Seleção Brasileira por lesão e está fora da Copa do Mundo

Lateral-direito se lesionou durante amistoso contra o Egito e será substituído pelo volante Éderson na lista de Carlo Ancelotti.

há 50 minutos

Manaus

Madrasta entra em desespero ao encontrar corpo de enteada atropelada por ônibus em Manaus; veja vídeo

Acidente na Alameda Cosme Ferreira terminou em tragédia e mobilizou familiares da vítima no bairro Coroado.

há 53 minutos