A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Secretário do governo Trump anuncia restrição que deve afetar Alexandre de Moraes

Ação é voltada a autoridades estrangeiras acusadas de promover censura contra cidadãos americanos.

Por Natan AMPOST

28/05/2025 às 16:25 - Atualizado em 28/05/2025 às 17:19

Notícias de política – O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta quarta-feira (28) uma nova política de restrição de vistos voltada a autoridades estrangeiras acusadas de promover censura contra cidadãos americanos, especialmente nas redes sociais. A medida, divulgada através de suas redes sociais, acende um alerta internacional que pode ter repercussões diretas para figuras públicas como o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

PUBLICIDADE

Rubio, que integra o governo do ex-presidente Donald Trump — já em campanha para as eleições de 2024 —, afirmou que os Estados Unidos não permitirão mais a entrada em seu território de estrangeiros envolvidos em ações que limitem ou censurem a liberdade de expressão de americanos, mesmo que essas ações tenham ocorrido fora do solo norte-americano.

Leia mais: Eduardo Bolsonaro comemora anúncio do governo Trump de medida que pode atingir Alexandre de Moraes

“Hoje, anuncio uma nova política de restrição de vistos que se aplicará a autoridades estrangeiras e pessoas cúmplices na censura de americanos. A liberdade de expressão é essencial ao estilo de vida americano — um direito inato sobre o qual governos estrangeiros não têm autoridade”, declarou Rubio em seu perfil oficial.

A política foi anunciada após semanas de pressão de parlamentares conservadores e grupos ligados à liberdade de expressão digital, principalmente após embates envolvendo a plataforma X (antigo Twitter), de Elon Musk, e decisões do STF que afetaram a visibilidade de conteúdos e perfis ligados a desinformação no Brasil — inclusive alguns que envolviam influenciadores e usuários americanos.

Rubio já havia sinalizado na semana passada que sanções seriam adotadas contra Moraes, mas sem detalhar qual seria o tipo de penalidade. A fala atual representa um passo concreto nesse sentido e reacende os debates sobre os limites da jurisdição de autoridades nacionais no contexto digital globalizado.

Até o momento, o STF não se pronunciou oficialmente sobre a medida, nem sobre a possibilidade de eventuais sanções ao ministro Moraes.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Polícia

STJ mantém suspeito fora de ação sobre mortes de Bruno Pereira e Dom Phillips no Amazonas

Ministro entendeu que não há provas suficientes para levar Oseney da Costa de Oliveira a julgamento pelo Tribunal do Júri.

há 11 minutos

Polícia

Jovem é preso após roubar motocicleta e vender veículo por R$ 3 mil em Manaus

Suspeito confessou participação no crime e foi reconhecido pela vítima durante investigação da Polícia Civil

há 21 minutos

Brasil

PF aponta uso de fuzis, blindados e grupo paramilitar ligado à família Vorcaro

Relatório revela que estrutura armada teria sido utilizada para monitorar adversários e proteger interesses econômicos do grupo.

há 30 minutos

Amazonas

Justiça Federal manda OAB-AM entregar documentos da eleição do Quinto Constitucional sob pena de multa

Decisão liminar dá prazo de três dias para apresentação de atas, registros de votação e documentos sobre suposta sessão extraordinária.

há 35 minutos

Brasil

Corpo de cantor Oliver Tree é o último a ser identificado após queda de helicópteros no Rio

Acidente envolvendo duas aeronaves deixou seis mortos no Recreio dos Bandeirantes; investigação segue em andamento

há 43 minutos