Benjamin Constant

Benjamin Constant


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Doenças aumentam em Benjamin Constant após suspeita de poluição no Rio Javari causada por descarte irregular de lixo no Peru

Lixo despejado por cidade peruana pode ter poluído rio na fronteira com o Amazonas e afetado saúde da população de Benjamin Constant.

Por Natan AMPOST

30/05/2025 às 11:34

Notícias de Benjamin Constant – Foi instaurado um procedimento administrativo pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) para investigar a possível contaminação das águas do Rio Javari e seus impactos à saúde da população do município de Benjamin Constant, localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia.

PUBLICIDADE

A medida foi tomada após o aumento de relatos de doenças gastrointestinais na região e denúncias sobre o descarte irregular de resíduos sólidos na cidade de Islândia, no Peru, situada às margens do rio, o que pode estar comprometendo a qualidade da água utilizada pelos moradores do município amazonense.

Segundo o promotor de Justiça Alison Almeida Santos Buchacher, responsável pela instauração do procedimento, há indícios de que o despejo de lixo no lado peruano da fronteira esteja afetando diretamente o abastecimento de água em Benjamin Constant. A preocupação maior é com os riscos à saúde pública, principalmente durante o período de cheia, quando o contato com o rio se intensifica.

Leia também: Governador Wilson Lima firma acordo com a PF para criar a Base Amazônia e reforçar combate ao crime na tríplice fronteira

Como diligências iniciais, o MPAM requisitou à Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) informações sobre possíveis danos na captação de água e as providências tomadas para garantir o fornecimento de água potável à população. Também foi solicitado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) um levantamento atualizado sobre os casos de doenças gastrointestinais registrados e as ações desenvolvidas para enfrentar a situação.

PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foi oficiada para viabilizar o contato com a pesquisadora Geise Canalez, responsável por um estudo técnico sobre a contaminação do Rio Javari. Paralelamente, a promotoria solicitou à Procuradoria da República em Tabatinga informações sobre possíveis ações civis públicas ou procedimentos já instaurados sobre o descarte de resíduos sólidos em Islândia.

A Secretaria Executiva de Defesa Civil também foi acionada para apresentar um relatório detalhado das medidas emergenciais adotadas até o momento para minimizar os impactos ambientais e orientar a população local sobre os riscos.

O procedimento do MP segue as diretrizes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que determina atuação preventiva e fiscalizatória em políticas públicas voltadas à proteção da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Manaus

Incêndio atinge 8º andar de torre no condomínio Ilhas Gregas na Ponta Negra

Fogo mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros na noite desta quinta-feira (6).

há 22 minutos

Brasil

Deolane Bezerra relata síndrome do pânico e escolhe dividir cela por medo de ficar sozinha, diz MP

Influenciadora está presa há 45 dias em Tupi Paulista e teve pedido de prisão domiciliar contestado pelo Ministério Público de São Paulo.

há 35 minutos

Brasil

PL marca convenção em São Paulo para oficializar candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência

Evento nacional está previsto para 25 de julho, na Arena Pacaembu, e deve reunir cerca de 8 mil pessoas.

há 1 hora

Brasil

Mutirão do INSS em São Gabriel da Cachoeira encerra agendamentos nesta sexta (10); veja como participar

Atendimentos previdenciários acontecem de 13 a 16 de julho e terão orientação jurídica, pedidos de benefícios e atendimento médico para atualização de laudos.

há 1 hora

Política

Durango Duarte assume participação na campanha de Omar Aziz e diz que não divulgará pesquisas: “Iam dizer que eu fui comprado”

Publicitário que antes projetava vitória de Omar Aziz no primeiro turno agora afirma que a disputa será equilibrada e anuncia que não divulgará pesquisas.

há 1 hora