A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Vereador Robson Beleza é preso após denúncia de tortura contra enteado de 4 anos no Amazonas

A prisão ocorre após o Ministério Público do Amazonas apresentar denúncia com base em provas contundentes de maus-tratos.

Por Natan AMPOST

02/06/2025 às 11:30 - Atualizado em 02/06/2025 às 17:07

Notícias do Amazonas – Foi cumprido na manhã desta segunda-feira (2) o mandato prisão preventiva contra o presidente da Câmara Municipal de Santa Isabel do Rio Negro, Robson Beleza (União Brasil-AM), decretado pela Justiça após denúncias graves de tortura contra o próprio enteado, uma criança de apenas quatro anos de idade. O caso chocou a população do município amazonense e provocou forte comoção nas redes sociais.

PUBLICIDADE

A prisão ocorre após o Ministério Público do Amazonas apresentar denúncia com base em provas contundentes de maus-tratos. Um vídeo gravado na semana passada, e que circula nas redes sociais, mostra a criança amarrada a uma cama dentro da casa do vereador. Nas imagens, o menino aparece em claro estado de sofrimento, sendo vítima de agressões físicas e psicológicas.

Leia mais: Vereador de Santa Isabel do Rio Negro é denunciado por amarrar e torturar enteado de 4 anos

A decisão judicial que determinou a prisão foi fundamentada nos artigos da Lei nº 14.344/2022 — a chamada Lei Henry Borel —, e também em dispositivos do Código de Processo Penal. A Justiça considerou o risco de novas agressões, a gravidade dos atos e a posição de poder do acusado como fatores que justificam a custódia imediata.

Além da prisão, foram impostas medidas protetivas à vítima. A criança foi encaminhada aos serviços públicos de saúde e assistência social para avaliação e acompanhamento psicossocial. A Justiça determinou ainda a proibição de qualquer contato entre o agressor e o menino, bem como o afastamento do acusado da residência e a obrigatoriedade de manter uma distância mínima de 200 metros da criança.

Segundo o promotor de Justiça, o episódio causou comoção entre os moradores. Ele afirmou que o vídeo mostra a criança visivelmente aterrorizada e imobilizada dentro de uma residência. “A gravidade dos fatos motivou a instauração do procedimento investigatório. Como desdobramento, o Poder Judiciário atendeu ao nosso pedido e decretou a prisão preventiva do investigado, além da imposição de medidas protetivas de urgência para garantir a segurança da criança”, declarou o promotor Paulo Alexander dos Santos Beriba.

PUBLICIDADE

Diante de indícios de que a mãe da vítima não dispõe das condições adequadas para o cuidado da criança, e visando à proteção do menino, o MPAM ajuizou uma ação solicitando a suspensão do poder familiar. A medida tem como objetivo assegurar a proteção integral da criança, com pedido de guarda unilateral em favor do pai biológico, como forma de garantir seu bem-estar.

Outro lado

Robson Beleza disse em nota publicada nas rede sociais da Câmara Municipal de Santa Isabel disse que ainda, que seguia exercendo normalmente as funções para as quais foi eleito.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Manaus

Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta-feira com investimento recorde e programação gratuita

Evento realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia contará com apresentações folclóricas, apoio financeiro recorde às agremiações e esquema especial de segurança e saúde.

há 6 horas

Manaus

Cesta básica sobe em Manaus e fica quase R$ 13 mais cara em junho

Pesquisa do Procon Manaus aponta aumento impulsionado pelo setor hortifrúti e revela grande variação de preços entre supermercados da capital.

há 6 horas

Política

Salazar arrega e não aparece em debate ao vivo com Coronel Claudenir: “bandido”

Debate entre os dois aconteceria ao vivo nesta quarta-feira nas redes sociais, mas vereador não participou da transmissão.

há 7 horas

Amazonas

Enem 2026 entra na reta final: estudantes da rede pública devem confirmar inscrição até sexta-feira

Alunos da 3ª série do Ensino Médio foram inscritos automaticamente.

há 7 horas

Brasil

Após críticas, Alcione revela motivo de falhas durante Hino Nacional no Maracanã

Artista afirma que falhas na execução do Hino Nacional ocorreram por problemas técnicos que impediram ela e Belo de ouvirem o retorno de áudio.

há 7 horas